Campeão da Liga Revelação em 2018, ao serviço do extinto Aves, Nani referiu a O JOGO que esse foi um marco especial na carreira e assegura que foi o momento que o projetou para novos voos.
Corpo do artigo
Do palco da Liga Revelação para o topo do futebol albanês. Aos 26 anos, Tiago Nani, extremo de 26 anos, soma experiências e conquistas em territórios desafiantes, sendo hoje uma das principais figuras do Dínamo City, clube histórico da Albânia e atual líder do campeonato.
Natural de Cascais, foi no modesto Fontainhas que Nani começou a dar os primeiros toques na bola. Mais tarde, passou por clubes como o Estoril e o Canelas, mas foi no Desportivo das Aves que deu um salto qualitativo. Em 2018 foi protagonista na conquista da Liga Revelação, tornando-se uma das grandes figuras da equipa e da prova de sub-23. “A conquista da Liga Revelação foi, sem dúvida, um marco especial na minha carreira. Foi um momento de afirmação, onde consegui mostrar o meu valor”, recorda. A competição de sub-23, diz Nani, foi o trampolim que lhe catapultou a carreira. “Foi essencial para me projetar. Sendo uma competição muito observada, especialmente por clubes que procuram jovens com potencial, abriu-me as portas para o meu primeiro desafio fora de Portugal. Foi o momento em que o meu trabalho começou a ser reconhecido.”
“A Liga Revelação abriu-me as portas para o desafio fora de Portugal. Foi o momento em que o meu trabalho começou a ser reconhecido”
Com o sonho de singrar no estrangeiro, Nani embarcou rumo à Grécia, onde encontrou um futebol exigente. Nos relvados helénicos vestiu as cores do Episkopi, Kalamata, Volos, Ialysos e Ypato. “O futebol grego é muito físico e intenso, com maior foco na agressividade e na força. Comparado com o futebol português, senti que havia menos ênfase na componente técnica. Essa experiência ajudou-me a crescer como jogador, fiquei mais resiliente e adaptável”, observa.
Na presente temporada, Tiago Nani abraçou um novo desafio, desta vez na Albânia. Ao serviço do Dínamo City, o extremo tem sido uma das figuras de proa da equipa que lidera o campeonato. “O Dínamo é um clube com grande história e ambição. A possibilidade de lutar por títulos e de jogar num campeonato em crescimento foi muito apelativa. O objetivo principal é conquistar o campeonato albanês e garantir a qualificação para as competições europeias”, destaca.
Apesar de estar focado nas suas metas em terras albanesas, Nani não esquece as raízes. “Sinceramente, o regresso a Portugal está sempre nos meus planos, mas quero garantir estabilidade para a minha família antes de tomar essa decisão”, confidencia.
============10 Frase_0050 (15803057)============