Paulo Gonçalves, assessor jurídico do Benfica, foi detido esta terça-feira por suspeitas de corrupção ativa na Justiça. O dirigente terá, alegadamente, subornado funcionários judiciais para ter acesso a peças processuais ligadas ao caso dos emails.
Corpo do artigo
22 de março de 2017
Dragões revelam email sobre aluguer de quatro carrinhas por parte do Benfica para a claque No Name Boys se deslocar a Santa Maria da Feira para provar que o rival apoia claques ilegais.
5 de abril de 2017
Carlos Janela apontado como o autor de uma cartilha enviada para os comentadores televisivos afetos ao Benfica, com instruções a seguir.
7 de junho de 2017
FC Porto mostra troca de correspondência entre Pedro Guerra (ex-diretor de conteúdos da Benfica TV) e Adão Mendes (ex-árbitro), para desvendar "esquema de corrupção para favorecer o Benfica". Ficou conhecida a expressão "padre" para representar "árbitro" e ficou implícito ser o Benfica "a ordenar" os árbitros. E a castigá-los.
14 de junho de 2017
Paulo Gonçalves (assessor jurídico do Benfica) é implicado numa troca de emails com Mário Figueiredo (ex-presidente da Liga) e Nuno Cabral (ex-delegado da Liga), no sentido de o último ser nomeado para jogos da I Liga. O dirigente benfiquista teria ainda recebido emails de Adão Mendes a pedir que interceda para que Manuel Mota e o seu filho tenham uma nota positiva.
22 de junho de 2017
Encarnados acusados de terem pormenores sobre a vida íntima de árbitros e de monitorizar SMS de Fernando Gomes, presidente da FPF, em ficheiro enviado por Carlos Deus Pereira, ex-presidente da AG da Liga.
28 de junho de 2017
Rui Gomes da Silva, ex-vice das águias, é parodiado por alegadamente ter assinado um protocolo para o Benfica beneficiar de serviços de bruxaria. O documento é mostrado.
9 de agosto de 2017
Mails entre Domingos Soares Oliveira e Paulo Gonçalves. Num, o primeiro sugere ao segundo que este invada o computador de Jorge Jesus para benefício em tribunal. Noutro parece sugerir também o condicionamento de testemunhas.
9 de agosto de 2017
FC Porto dá a conhecer Frankc Vargas, o alter-ego que Ferreira Nunes, ex-vice-presidente da Arbitragem, usaria para comunicar com responsáveis do Benfica e árbitros no ativo. Posteriormente, este pediria um parecer jurídico à empresa de Ricardo Costa e enviaria a fatura ao Benfica. Sob o email "atento.arbitragem" enviava mails aos árbitros para atacar o atual CA.
23 de agosto de 2017
Nuno Cabral mencionado como intermediário do árbitro João Pinheiro e Paulo Gonçalves numa reclamação por uma nota negativa.
30 de agosto de 2017
Bruno Paixão acusado de manter "contactos clandestinos" com o Benfica após suposta troca de mensagens no Facebook com Nuno Cabral, que as teria feito chegar a Paulo Gonçalves.
19 de outubro de 2017
PJ faz buscas no Estádio da Luz e às residências de Buscas feitas no Estádio da Luz e às residências de Luís Filipe Vieira, Paulo Gonçalves (constituído arguido), Ferreira Nunes, Adão Mendes, Nuno Cabral e Pedro Guerra, todos implicados no caso dos emails, de acordo com as denúncias do FC Porto.
21 de fevereiro de 2018
O Tribunal da Relação do Porto deu razão ao Benfica e impede o FC Porto de revelar mais emails do clube da Luz. A decisão surge na sequência da providência cautelar dos encarnados e revoga a decisão do Tribunal Cível do Porto, que recusara proibir a publicação dos emails.
28 de fevereiro de 2018
O FC Porto anuncia que vai recorrer para o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos da decisão judicial que impede o clube azul e branco de divulgar mais emails do Benfica.
6 de março de 2018
Paulo Gonçalves é detido pela PJ sob suspeita de ter subornado três funcionários judiciais para lhe fornecerem peças processuais da investigação ao caso dos emails.