Leão mantém ténue esperança de chegar ao pódio graças ao golo vitorioso do central, aos 90'+4'. Os seus 18 golos na Liga valeram 17 pontos
Corpo do artigo
Custou mas foi. No antepenúltimo jogo da Liga Bwin, a aposta em Coates a ponta-de-lança rendeu uma vitória ao Sporting, com o central leonino a emendar, aos 90'+4', ao segundo poste um cabeceamento de Paulinho para garantir o golo do triunfo sobre o Marítimo. Tratou-se do primeiro da temporada do uruguaio no campeonato, o terceiro no total depois dos dois que faturara diante do Midtjylland: primeiro a evitar uma derrota caseira na primeira mão do play-off, aos 90', depois a abrir caminho para a goleada de 4-0 na Dinamarca.
Esta época, Coates ainda não tinha faturado no campeonato, mas a estreia a marcar, frente ao Marítimo, valeu o triunfo. Passou a ter mais golos com Amorim do que com os técnicos anteriores juntos.
O triunfo de sábado mantém uma ténue esperança do Sporting ainda chegar ao último lugar do pódio - encontra-se a quatro pontos do Braga, que no domingo venceu o Santa Clara - e permitiu ao capitão dos verdes e brancos contribuir decisivamente para a conquista de dois pontos na Liga Bwin. Desde que ingressou nos leões, Coates já assinou 18 golos no campeonato, divididos por 17 jogos. Em dez destes, os tentos tiveram impacto direto na soma de 17 pontos! Um registo impressionante e que foi sobretudo notado em 2020/21. Na época da conquista do título, Coates foi determinante no ganhar de seis pontos - mais um do que a vantagem final sobre o vice-campeão FC Porto - e sempre com remates certeiros tardios. Logo na primeira jornada da segunda volta, o uruguaio foi para o ataque quando a equipa perdia por 1-0 em Barcelos e deu a volta ao marcador celebrando aos 83' e 90'. Na jornada 22, na receção ao Santa Clara, fez também no último minuto do tempo regulamentar o 2-1 final. Por fim, à 28.ª jornada, quando os leões perdiam por 2-0 com a B SAD, reduziu o placard aos 83', animando a equipa para ainda chegar ao empate por Jovane aos 90'+6'.
Coates especializou-se em golos decisivos nos minutos finais. Com impacto direto no marcador são sete obtidos depois do minuto 80.
O talento de Coates para marcar golos não se revelou apenas depois da chegada de Rúben Amorim ao Sporting, uma vez que fizera 15 nos 190 jogos disputados antes do atual treinador tomar conta da equipa no último terço da época de 2019/20. Contudo, é indiscutível que o defesa ganhou outra preponderância no ataque com Amorim, até pela já referida utilização a ponta-de-lança que tem sido solução quando a equipa se encontra em apuros nos minutos finais. Com o golo ao Marítimo são já 16 às ordens do técnico atual, número alcançado em apenas 133 partidas. Ou seja, no total, Coates conta 31 concretizações em 323 partidas pelo Sporting, ocupando o terceiro lugar na tabela histórica de defesas mais goleadores, apenas atrás de Morais (69) e Lúcio (35).
16356883
Não é só no campeonato que o internacional pela Celeste tem deixado a sua marca goleadora em Alvalade. Marcou dois na Champions, quatro na Liga Europa, cinco na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Um dos golos na Taça de Portugal, em 2018, foi determinante para garantir uma final. Na segunda mão da semifinal, frente ao FC Porto, fez aos 85' o golo que levou o jogo para prolongamento e posterior decisão nos penáltis que os leões venceriam. Em 2019 também empatou a meia-final da Taça da Liga, disputada diante do Braga, e que também seria ganha no desempate dos 11 metros.
À porta do top-10 de partidas
Coates renovou esta temporada com os leões possuindo um contrato válido até ao final de junho de 2024. Aos 32 anos, completa 33 em outubro, o central é já um dos futebolistas estrangeiros com mais partidas no clube. Com 323 é apenas superado pelo brasileiro Polga (342), que tem tantos jogos quanto Pedro Barbosa. Ambos partilham o nono lugar dos jogadores com mais partidas disputadas, pelo que o uruguaio tem tudo para chegar ao top-10 na próxima temporada.
16356832