Cristiano Bacci, novo treinador do Boavista, foi apresentado esta quarta-feira, de manhã. É o regresso a Portugal, depois de ter orientado a Olhanense em 2014 a 2017. Assinou uma época de contrato
Corpo do artigo
Escolha e estilo de futebol: “O Boavista foi uma escolha numa altura que eu acreditava que era o momento certo para voltar a ser treinador principal. Eu acho que é o clube certo, com ideias certas para me acompanhar neste caminho. Sou uma pessoa prática, o meu futebol vai ser um futebol prático. Gosto de uma organização, gosto de uma mentalidade de equipa forte, baseada, como já disse, numa base organizada nas duas fases, seja defensiva e ofensiva. Por isso, vamos arrancar e tentar trazer uma boa época, como o clube merece.”
Por que resistiu ao convite de Mourinho? “Como já disse, o meu objetivo era voltar a ser treinador principal. Em todos os anos em que passei em boas equipas, em clubes importantes, esperava o momento certo para ser outra vez principal. Eu acho que o Boavista é a melhor escolha.”
O que conhece do Boavista? “Eu treinei aqui em Portugal e conheço muito bem o emblema do Boavista, o clube e os adeptos. Eu sei que é um dos clubes mais titulados, o quarto mais titulado em Portugal, por isso é uma grande honra para mim representar este emblema. Sobre a equipa, estamos ainda a falar, a tentar planear, e por isso ainda acho que seja cedo falar dos jogadores individualmente.”
Quem é este Cristiano em comparação com o que esteve há já vários anos em Portugal? “As pessoas evoluem. Eu também mudei muitas coisas, trabalhei com treinadores importantes. Estou mais evoluído também, mudei alguma forma de pensamento do meu futebol. O meu futebol italiano é muito rigoroso, mas trabalhei com treinadores. Trabalhei com o Lucescu, que é um treinador que aposta muito na situação ofensiva. Por isso juntamos ideias e evolui bastante também nesse aspeto.”
Situação financeira: “Eu sei que é uma altura, não é só este ano, em que o Boavista está a atravessar um período difícil financeiro. Mas faz parte, sabemos lidar com isso. Porque eu acho que é mesmo a possibilidade para mostrar o meu valor aqui. E tenho a certeza de que vamos alcançar os nossos objetivos. Estou aqui para falar do que vai ser no campo. Só digo que estou confiante. Eu sei quem é o presidente, o que é o nosso clube. Não tenho dúvidas que vamos fazer uma boa época. Como já disse, estou aqui para chegar ao nosso objetivo, que é fazer uma época tranquila. Alcançar o mais rápido possível o objetivo de ficar na primeira liga portuguesa. Trabalhar, sobretudo, com gente que respeite o nosso emblema.”