Esta vitória permitirá à equipa serrana terminar a 21ª jornada da II Liga acima da linha de água. Matosinhenses podem ser ultrapassados por FC Porto B e Feirense.
Corpo do artigo
Dois golos, de Nené e Moreira, deram hoje a vitória "caseira" ao Sporting da Covilhã frente ao Leixões, em encontro da 21.ª jornada da II Liga de futebol.
Esta foi a quarta vitória dos serranos, todas obtidas no Complexo Desportivo da Covilhã, e permitiu-lhes fugir da zona de despromoção.
A jogar com grande intensidade nos primeiros dez minutos, em pressão alta, o Sporting da Covilhã criou nesse período três ocasiões flagrantes de golo.
Sacramento travou o remate de Pimenta e Moreira atirou ao lado, mas, à terceira, Nené inaugurou o marcador. Aos dez minutos, em resposta ao canto apontado por Pimenta, o cabo-verdiano marcou de cabeça.
Depois do golo os serranos foram abrandando o ritmo, o Leixões subindo as suas linhas e a partida passou a ser mais disputada no meio-campo.
Os "leões da serra" deixaram de fazer circular a bola como antes e passaram também a praticar um futebol menos esclarecido, mas a formação de Matosinhos não conseguia penetrar na defensiva adversária.
Só aos 41 minutos os visitantes se aproximaram com perigo da baliza de Jorge Batista, mas o remate de Tiago Borges saiu a rasar o poste. Em cima do intervalo, Gonçalo Graça acertou nas malhas laterais.
No segundo tempo, o jogo perdeu qualidade. O Leixões pareceu querer esboçar uma reação, sem resultados práticos.
Numa altura em que o encontro estava equilibrado, Moreira dilatou a vantagem aos 65 minutos, após passe de rutura de Tarcísio.
Sequeira ripostou aos 81 minutos, com um passe "letal", mas o guardião serrano negou o golo a Mailo, segurando o 2-0 até final.
Jogo no Complexo Desportivo da Covilhã.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Nené, 10 minutos.
2-0, Moreira, 65.
Equipas:
Sporting da Covilhã: Jorge Batista, Gilberto, Edgar, Gaspar, Paulo Grilo, Nené, Carlos Manuel, Moreira (Alex Kakuba, 84), Tarcísio (Paulico, 90+2), Pimenta (Adriano, 70), Fabrício.
(Suplentes: Rui Vieira, Samuel, Alex, Milton, Paulico, Fang Li, Adriano).
Treinador: Fanã.
Leixões: Rui Sacramento, Steven, Fábio Santos, José Pedro, Sequeira, Moedas (Calé, 71), Malafaia (Mailo, 61), Luís Silva, Gonçalo Graça (Hernâni, 78), Tiago Borges, Kizito.
(Suplentes: Matos, Nuno Silva, Nelson, Hernâni, Calé, Mailo, Novais).
Treinador: Pedro Correia.
Árbitro: João Ferreira (Setúbal).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Sequeira (27), Carlos Manuel (34), Edgar, (52).
Assistência: cerca de 600 espetadores.