Serranos subiram dois lugares na parte inferior da Liga SABSEG e proporcionaram a oitava jornada sem vencer aos estudantes, assim com o reforço do pior registo defensivo
Corpo do artigo
O Covilhã venceu, este domingo, por 2-0, na receção à Académica, na 29.ª jornada da Liga SABSEG, e distanciou-se da zona de despromoção, enquanto a formação de Coimbra se afundou na cauda da tabela.
Os serranos assumiram o controlo no segundo tempo e Kukula (76 minutos) e Dini (84) marcaram os golos que permitiram à equipa sair do lugar de play-off de manutenção e subir para o 14.º lugar, com 29 pontos, enquanto a Académica, com 15 pontos, fica a 11 do penúltimo, o Varzim, e vê a manutenção mais complicada.
A equipa de Leonel Pontes, apresentou-se mais preocupada com a coesão defensiva e com poucas manobras ofensivas, enquanto o emblema de José Gomes jogou com as linhas mais subidas e ocupou o meio-campo adversário durante mais tempo.
A única oportunidade de golo no primeiro tempo surgiu logo aos nove minutos, quando, num ressalto, foi dado espaço a Reko e o médio academista rematou em zona frontal contra o poste. No reatamento, o Sporting da Covilhã mostrou-se com uma postura mais agressiva, maior pendor atacante e mais rematador.
A Briosa foi a primeira a criar perigo, num canto de Fábio Vianna, mas o caudal ofensivo dos serranos foi pondo em sentido a defensiva visitante. Depois de várias ameaças, aos 61 minutos, Diogo Almeida serviu Kukula e o cabo-verdiano rematou forte e acertou na base do poste, falhando uma boa oportunidade.
Os leões da serra continuaram a dominar e chegaram à vantagem aos 76 minutos, num remate de Kukula de fora da área, depois de assistido por Dini. A bola ainda tocou no poste e entrou na baliza.
Aos 84 minutos, o Covilhã aproveitou um erro defensivo do adversário para aumentar a contagem, por intermédio de Felipe Dini, que atirou rasteiro para o fundo das redes.
Enquanto os serranos regressaram às vitórias e aproveitaram a derrota do Viseu para ultrapassar na tabela a formação beirã, a Académica somou o oitavo jogo sem ganhar e dez a sofrer golos, reforçando a posição de pior defesa do campeonato.