O Braga entende que não tem as mesmas armas para assumir a luta pelo primeiro lugar do campeonato e essa vai ser a mensagem a repetir até à exaustão nas intervenções públicas
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Ainda não será esta temporada que o Braga irá assumir às claras uma candidatura ao título.
Orçamento inferior e menor base social de apoio desviam bracarenses dos holofotes do título
Fazer a melhor classificação possível em todas as provas e lutar para vencer em todos os jogos são objetivos óbvios para os bracarenses, que se baseiam em dois fatores para se manterem à margem, ou pelo menos na sombra, da luta pelo primeiro lugar: orçamento bastante inferior em relação aos tradicionais candidatos e menor base social de apoio, isto é, reduzido número de adeptos no estádio comparativamente a Benfica, Sporting e FC Porto.
A poucos dias da estreia no campeonato, no sábado, em casa do Marítimo, e já depois deter perdido a Supertaça Cândido de Oliveira para o Sporting, o Braga mantém a estratégia da época passada, ou seja, é só candidato a vencer o jogo seguinte. No entender da administração da sociedade desportiva, e também de Carlos Carvalhal, o orçamento de cerca de 30 milhões de euros, sensivelmente menos cinco milhões de euros em relação à época passada, não permite à equipa lutar de forma igual com os candidatos crónicos, todos eles com orçamentos muito superiores, sobretudo nos casos de FC Porto e Benfica. Essa vai ser a mensagem a passar nas intervenções públicas, e nem sequer é nova.
O Braga tem um orçamento de cerca de 30 milhões de euros para 2021/22, menos cinco do que em 2020/21
"Temos de ser realistas, para o ano queremos continuar o nosso trajeto, que é ficar entre os quatro primeiros. Se tivermos no mínimo 50% das receitas do que os outros três [Sporting, FC Porto e Benfica] têm e 20 mil pessoas no estádio todos os anos, somos candidatos, com metade do que eles têm", garantiu António Salvador, após a última final da Taça de Portugal.
O Braga tem 16 mil sócios e apresentou uma taxa de ocupação do estádio de 39,74 por cento, equivalente a uma média de 12 035 espetadores nos jogos do campeonato, dados relativos a 2018/19, visto que a época seguinte já foi atingida pela pandemia.
Campanha para chamar adeptos
O Braga lançou ontem uma campanha que visa encher as bancadas da Pedreira com o maior número possível de adeptos, isto levando em conta que só está permitida 33 por cento da lotação do recinto. Os sócios detentores de lugar anual e com as quotas em dia terão entrada gratuita nos cinco primeiros jogos da Liga Bwin em casa. Já os sócios sem lugar anual e com quota de julho paga terão acesso livre aos dois primeiros jogos. Para quem quiser regularizar as quotas em atraso, o clube dá um desconto de 40 por cento do valor da dívida.