Banza e Abel Ruiz têm vários clubes interessados e não é garantido que façam parte do plantel em 2024/25. SAD bracarense já garantiu a contratação de três reforços para a nova temporada, um para cada setor do campo, mas falta um goleador para precaver possível saída de Banza ou de Abel Ruiz.
Corpo do artigo
O Braga já garantiu um reforço para a defesa (Robson Bambu, ex-Arouca), um médio (Thiago Helguera, ex-Nacional, do Uruguai) e um avançado (João Marques, ex-Estoril), mas agora a prioridade passa pela contratação de um ponta-de-lança, porque a continuidade de Banza e Abel Ruiz não está garantida.
Segundo melhor marcador do campeonato, apenas superado pelo sueco Gyokeres (Sporting), Banza terminou a época mais tarde por ter estado ao serviço da seleção da República Democrática do Congo, mas, curiosamente, não alinhou em nenhum dos jogos da fase de apuramento para o Mundial’2026 por estar lesionado. O avançado chega ao Minho apenas no início da próxima semana, tal como Joe Mendes, Serdar e Niakaté, faltando saber em que condições físicas irá apresentar-se para começar a preparar a nova temporada. Isto se, entretanto, não for vendido. Há vários clubes interessados na contratação do avançado, concretamente o Marselha (França), West Ham (Inglaterra) e Roma (Itália), e António Salvador já deixou claro, na semana passada, que admite a transferência se for um bom negócio para o Braga e para o jogador. Banza tem contrato até 30 de junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 40 milhões, mas pode sair por metade.
Abel Ruiz também é um jogador com muito mercado, sobretudo em Espanha. O Sevilha mostrou interesse no início do ano, mas é o Girona que está perto de conseguir fechar negócio. O internacional espanhol termina o contrato em 2025 e, caso não seja transferido, deve renovar para evitar uma saída a custo zero dentro de um ano. O Braga está, por isso, com a mira apontada a um ponta-de-lança, mas continua na calha a contratação de Chiquinho (Wolverhampton), este para jogar nas alas.
Thiago Helguera no arranque
Anunciado como reforço do Braga, Thiago Helguera viajou de imediato para Portugal e sexta-feira já vai estar no arranque dos trabalhos da equipa comandada por Daniel Sousa. O médio revelou, nas primeiras declarações à Imprensa uruguaia, que estava ansioso por conhecer a cidade, contando com o apoio dos compatriotas Rodrigo Zalazar e Maxi Pereira para que a adaptação ao país e ao futebol português seja rápida. Apesar de ter apenas 18 anos, Helguera foi chamado há um ano por Marcelo Bielsa, selecionador principal do Uruguai.