Dragões dependiam de alguns resultados, mas agora é certo: ficam em posição privilegiada para se apurar.
Corpo do artigo
O FC Porto será cabeça de série no play-off de acesso à Liga dos Campeões, que se disputa em agosto. Os dragões já sabiam da probabilidade, mas agora é absolutamente seguro. Na pior da hipóteses, haverá três equipas com coeficiente europeu superior aos 92,616 pontos dos azuis e brancos. Como os "cabeças de série do play-off para não campeões" serão cinco, os portistas podem estar descansados. É certo que haverá adversários fortes do outro lado, mas os mais complicados ficam desde já fora da órbita dos milhões que a SAD deseja encaixar.
Para já, só há duas equipas com entrada direta na última fase de apuramento para a Liga dos Campeões: FC Porto e Villarreal, de Espanha. É claro que já há outras equipas que sabem que não entram desta forma na Champions, mas essas passam primeiro pela terceira pré-eliminatória. É o caso, por exemplo, do Shakhtar Donetsk ou do Olympiacos, dois dos fortes adversários que poderão, se chegarem ao play-off, vir a ser depois adversários dos portistas. Mas isso depende sempre das contas dos principais países que ainda não têm classificações definidas. Só então se pode estabelecer a hierarquia de dez equipas. Para o terceiro classificado de Portugal, o mais importante está conseguido: é cabeça de série e em nenhuma circunstância jogará contra Arsenal, Manchester City, Manchester United (só um dos três poderá apurar-se), Schalke 04 (se ainda ultrapassar o Moenchengladbach e o Hertha de Berlim), Zenit ou o Nápoles (se for ultrapassado pelo Roma).
Para que as definições sejam mais concretas e se faça um primeiro alinhamento de potenciais adversários, é preciso que alguns campeonatos terminem. Na Alemanha, por exemplo, pode apurar-se o Hertha de Berlim, o Moenchengladbach, o Schalke 04 e até o Mainz. Em Inglaterra, há West Ham, Manchester United, Manchester City e Arsenal ainda envolvidos. Em Itália, Nápoles e Roma. Da Holanda, tudo aponta para que venha o PSV, mas o Ajax ainda pode trocar de posição com o rival. Na próxima segunda-feira haverá seguramente menos dúvidas.
Outro aspeto positivo para os dragões é que o facto de serem cabeças de série garante automaticamente que o primeiro jogo do play-off será disputado fora de casa. E se, desportivamente, será agradável poder decidir a eliminatória no Dragão, no plano logístico também ajuda a que a época possa ser planeada desde já. A SAD já tem o plano em marcha e até deve começar a pré-época uma semana mais cedo do que o habitual.