Reavaliou a decisão tomada conforme determinou o TAD
Corpo do artigo
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol, após reunião efetuada esta quarta-feira, reavaliou a posição tomada na sequência do protesto do Nacional após o jogo com o Leixões, conforme determinou o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), e manteve a decisão anterior: continua a não considerar irregular a utilização de Danrlei, por esta ter sido respaldada numa informação facultada pela Liga, e isso significa que é mantido o empate desse jogo e, por consequência, o título de campeão continua a ser do Santa Clara.
Todavia, esta nova decisão é passível de recurso por parte do Nacional.
Nesta nova deliberação, a que O JOGO teve acesso, o CD historia a primeira decisão, lembra a "natureza urgente" do processo, por estar em causa "sanção com influência na tabela", decidido "em dois dias" após a instrução do processo. Celeridade que não teve eco no TAD, considerando que demorou "74 dias", nota o comunicado, a apreciar o posterior recurso do Nacional. O CD assinala também o silêncio por parte da Liga. "O CD remeteu à Liga Portugal pedido de informação urgente sobre a homologação ou não das tabelas classificativas", assim que teve conhecimento da decisão do TAD, sem obter resposta até esta quarta-feira, às 14h00, hora que o CD se reuniu.
O CD lembra que arquivou o caso "por razões adicionais que a decisão arbitral não teve em conta". E explica-as. "Não pratica o ilícito disciplinar de utilização irregular de jogador em jogo adiado e disputado a 28.02.2024 o clube que, correspondendo à informação que obtivera junto da Liga Portugal no dia anterior e segundo a qual o jogador deveria 'cumprir a sanção de suspensão no jogo da Liga Portugal SABSEG que se dispute imediatamente a seguir à notificação do mapa de processos sumários em que tal castigo venha a ser aplicado', inscreveu o jogador na ficha técnica de jogo anterior à notificação daquele mapa de processos sumários e não o inscreveu na ficha técnica do jogo da Liga Portugal SABSEG que se disputou imediatamente a seguir à notificação daquele mapa de processos sumários ocorrida a 29.02.2024, no caso o jogo da 24.ª jornada da Liga Portugal SABSEG que se disputou no dia 03.03.2024 entre a Leixões SC SAD e a CD Tondela SAD", lê-se.
Ou seja, qualquer irregularidade do Leixões na utilização de Danrlei, segundo o CD, teria sido praticada mediante um esclarecimento oficial feito pela própria Liga. E é por isso que mantém a primeira decisão. E, assim sendo, o Nacional soma apenas um ponto nesse jogo e o Santa Clara continua campeão. Falta ainda saber se os madeirenses avançam para novo recurso. Rui Alves, presidente do Nacional, considera que "um tribunal está em cheque, porque uma decisão sua não é acatada" e entende que o TAD deveria avançar com "um processo por desobediência".