Processo surge no seguimento de uma participação da APAF
Corpo do artigo
Roger Schmidt, treinador do Benfica, foi alvo de um processo disciplinar por parte do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
O processo surge no seguimento de uma queixa da APAF após declarações do treinador encarnado após o dérbi contra o Sporting na Taça de Portugal.
"Instauração de processo disciplinar a Roger Schmidt, por deliberação da Secção Não Profissional, tendo por objeto apuramento de eventual relevância disciplinar dos factos participados pela Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol. O processo foi enviado, dia 13 de março de 2024, à Comissão de Instrução Disciplinar da FPF, ficando excluída a publicidade até ao fim da instrução", informou o CD da FPF em comunicado.
Imediatamente após a partida, Schmidt afirmou, contestando a arbitragem a propósito do fora de jogo de Tengsted que valeu a anulação de um golo aos encarnados: "Não houve fora de jogo, é muito simples. Na minha opinião, foi um golo limpo. O guarda-redes podia ver claramente a jogada. Foi um golo normal, um golo bonito. Infelizmente, o árbitro e o VAR tiveram uma opinião diferente. Na minha opinião foi muito claro."
Dias depois insistiu: "O árbitro merece ser criticado. Tomou uma má decisão, pois marcámos um golo claro e ninguém me consegue convencer de que foi irregular. A ideia do futebol não é encontrar razões para anular golos. A ideia é marcar golos. Foi um golo bonito e decisivo e, portanto, é uma pena que o árbitro tenha cometido este erro. Mudámos o momento do jogo e é uma pena também para os adeptos, pois seria muito interessante ver o que acontecia no jogo se o golo tivesse sido validado".
E comentou ainda um penálti assinalado sobre Edwards, depois revertido pelo VAR: "Toda a gente viu o que se passou na situação do penálti. O árbitro quis dar o penálti. Foi embaraçoso o que aconteceu na área. O jogador do Sporting não teve respeito ao tentar fazer batota com o penálti, mas também foi embaraçoso que o árbitro quisesse dar este penálti. O nível dos árbitros e das decisões tem de ser diferente neste tipo de jogos grandes. Neste jogo, a arbitragem não esteve ao mais alto nível."