Organismo liderado por José Fontelas Gomes sugeriu aos 18 clubes a presença, para além dos habituais representantes, de elementos das respetivas equipas técnicas na reunião.
Corpo do artigo
O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) convocou todos os clubes da I Liga para uma reunião, a ter lugar na quinta-feira, em Fátima, mas em local ainda a especificar.
Mais do que abordar as questões da arbitragem, o CA quer fazer um balanço da atuação da ação do videoárbitro (VAR) nesta primeira volta, desta que é a sua primeira temporada de implementação no principal campeonato nacional.
Tendo em conta o cariz essencialmente elucidativo da reunião, Fontelas Gomes, sabe O JOGO, deu indicações aos clubes para, na reunião de Fátima, se fazerem acompanhar de elementos das respetivas equipas técnicas, além dos seus representantes habituais.
Fontelas Gomes irá igualmente relembrar as quatro circunstâncias em que o VAR pode atuar: golos (quando há falta, bola fora das quatro linhas ou fora de jogo no lance), penáltis, cartões vermelhos ou identidades trocadas.
Implementado esta temporada, com o objetivo de corrigir decisões erróneas dos juízes, o sistema estreou-se em 2017/18 em seis países. Para além de Portugal, o sistema está a ser utilizado nos campeonatos de Austrália, Brasil, Estados Unidos, Alemanha e Holanda.
Noutra reunião, na terça-feira, o Conselho de Disciplina, liderado por José Manuel Meirim, instaurou um processo disciplinar a uma sociedade desportiva, mantendo-se a identidade da mesma "em segredo até ao fim da instrução".