Conselho de Arbitragem anuncia mudanças: análise do VAR, avaliação dos árbitros e mais
Organismo procura "uma política de transparência e de abertura para a explicação dos vários momentos da arbitragem nacional"
Corpo do artigo
O Conselho de Arbitragem anunciou uma série de medidas para a nova temporada, em prol de "uma política de transparência e de abertura para a explicação dos vários momentos da arbitragem nacional".
"Queremos uma arbitragem mais aberta e transparente e tudo faremos para que os agentes desportivos, mas também os adeptos, compreendam o funcionamento deste Conselho de Arbitragem e os desempenhos das equipas de arbitragem ao longo da época, num posicionamento de abertura e de diálogo constante. Estamos confiantes que será uma época positiva e que todos os intervenientes vão dar o seu melhor para dignificar os espectáculos, contribuindo dessa forma para um melhor ambiente no futebol português. Desejamos uma boa época a todos os participantes, nos quais se incluem obviamente todos os árbitros e equipas de arbitragem", comentou Luciano Gonçalves, presidente do CA da FPF.
As medidas anunciadas:
- Serão abordados quinzenalmente os lances com revisão VAR dos campeonatos profissionais e os respetivos áudios, com início após a 2.ª jornada;
- Serão abordados semanalmente os vários lances de dificuldade elevada num programa formativo e explicativo no Canal 11 a iniciar no dia 20 de Agosto, referente à 1° jornada, e sucessivamente a partir dessa semana;
- O Conselho de Arbitragem da FPF e a sua Direção Técnica irão fazer uma avaliação pública de 10 em 10 jornadas;
- Será divulgada a avaliação qualitativa das equipas de arbitragem no site da FPF com a métrica de "satisfatório", "insatisfatório" ou "bom".