Desde 1934/35, foram 81 as equipas do Sporting a não conseguir vencer a derradeira série de nove jogos que faltam agora aos leões que pretendem lutar até ao fim.
Corpo do artigo
Perdida a liderança para o Benfica com a derrota no dérbi de sábado passado, há um trilho que se perfila a Jesus e aos leões que comanda para recuperar o topo da tabela e resgatar o título que escapa há 14 anos de Alvalade: somar por vitórias as nove jornadas que faltam disputar. É certo que o Sporting até pode nem necessitar de vencer todos os jogos para sagrar-se campeão, mediante a perda de pontos das águias, como uma reta final totalmente vitoriosa pode não bastar para chegar ao título se for repetida pela equipa orientada por Rui Vitória, mas a verdade é que triunfando sobre todos os adversários até final ( além do Estoril, faltam defrontar Arouca, Belenenses, Marítimo, Moreirense, U. Madeira FC Porto, V. Setúbal e Braga), Jorge Jesus consegue o que nunca foi feito no reino do leão.
O mais próximo que o Sporting esteve do desafio com que se deparara Jesus foi em 1951/52 e 1950/51, ainda antes de se poder referir ao clube como o emblema de Alvalade, quando o inglês Randolph Galloway comandou aos leões aos triunfos nas últimas... oito rondas. Quando em 2006/07, a nove jornadas do fim, após o triunfo no Dragão com um golo solitário de Tello, Paulo Bento perspetivava a conquista do título se conseguisse esse feito, vencer todos os jogos até final, falhou por pouco: venceu oito jogos e empatou na Luz, terminando a... um ponto do FC Porto.
Também em 2008/09, o Sporting registou oito triunfos e um empate nos últimos nove jogos, algo que não sucedida desde 1977/78 - 1953/54 e 1943/44, 1842/43 e 1941/42 foram as restantes épocas em que os leões somaram oito vitórias nos últimos nove jogos. O pleno é o feito inédito em 81 edições do campeonato ao alcance de Jorge Jesus. Mesmo conseguindo o que nunca foi feito, o Sporting continua dependente dos resultado do Benfica, perdida não só a liderança como a autonomia na luta pelo título no dérbi de sábado passado. Vencendo todos os jogos, porém, o Sporting terá "só" de esperar um empate das águias para sagrar-se campeão.
Não perca esta e outras notícias do Sporting na edição impressa e e-paper.