Lateral de 21 anos do Levante é alternativa a Alberto Costa, que não resistiu ao apelo dos italianos da Juventus
Corpo do artigo
Andrés García, lateral-direito dos espanhóis do Levante, é alternativa a Alberto Costa, jogador que esteve muito perto de assinar pelo Sporting e acabou por rumar à Juventus, a troco de 15 milhões de euros (12,5 milhões de euros, mais 2,5 em variáveis). Perante o assédio italiano ao ex-lateral dos minhotos, Frederico Varandas, Hugo Viana e Rui Borges viraram a agulha para outras opções, estando na primeira linha o lateral de 21 anos do Levante, 5.º classificado da II Liga espanhola, cujo contrato termina em 2027. García fez a etapa final da sua formação neste emblema espanhol, ainda jogou uma temporada na equipa B, tendo subido aos principais em 2022/23.
Esta temporada soma 23 jogos, três golos e três assistências. Natural de Valência, o defesa de 1,83m e 75 kg está avaliado pelo site especializado em mercado, Transfermarkt, em 1,2 milhões de euros, mas é certo que os valores para uma eventual transferência serão substancialmente diferentes.
Este não é o único nome da lista de potenciais reforços para o setor mais recuado dos leões, mas é uma hipótese consistente, uma vez que está há muito referenciado pelo departamento de scouting do Sporting.
Com a chegada de Rui Borges ao comando técnico, para o lugar de João Pereira, o ex-Vitória de Guimarães alterou o dispositivo tático da equipa e decidiu avançar para uma defesa a quatro, diferente da de três elementos utilizada por Rúben Amorim inicialmente e, mais tarde, por João Pereira. Borges utilizou Fresneda e Eduardo Quaresma na posição, mas entende que necessita de maior solidez defensiva e profundidade ofensiva, apontando esta lacuna no plantel ao inevitável recurso ao mercado. Alberto Costa era o desejado, até pelo conhecimento que o treinador tinha do ex-pupilo, mas este (e o V. Guimarães) preferiu rumar a outras paragens, mais atraentes do ponto de vista financeiro, pelo que o negócio não se concretizou.
Andrés García, que também pode assumir a função de médio-direito, é por esta altura um dos nomes em cima da mesa para reforçar a defesa leonina, falhado o ingresso de Alberto Costa. Recentemente, o jogador do Levante foi associado ao Bétis, precisamente o clube onde atuava um dos reforços de inverno dos leões: Rui Silva.