Ipswich Town juntou-se a Sporting, Girona e Lille na disputa pelo avançado e já se fala em 25/30 milhões para tirá-lo do Panathinaikos. Nas últimas horas, o emblema inglês fez uma oferta de 22 milhões de euros ao clube grego, mas esta foi prontamente recusada pelos dirigentes helénicos. Leões não desistem...
Corpo do artigo
Depois da recente demonstração de interesse do Girona, o Sporting tem um novo concorrente na luta pela contratação de Fotis Ioannidis: o Ipswich Town. Segundo a Imprensa grega, mais concretamente o “Sportime”, o emblema inglês, recém-promovido à Premier League, ofereceu ao Panathinaikos 22 milhões de euros para levar o ponta-de-lança, mas a proposta foi imediatamente recusada. Aliás, a Imprensa grega revela ainda que perante o atual cenário, os dirigentes do clube não estão dispostos a ceder o jogador por um valor inferior a 25/30 milhões de euros. Ora, a oferta do Sporting não foi além dos 18 milhões, pelo que Frederico Varandas e seus pares terão de aumentar a parada se quiserem convencer o emblema de Atenas a libertar o ponta-de-lança. Antes mesmo do interesse manifestado pelo Girona e Ipswich Town, também os franceses do Lille tinham demonstrado o desejo de contar com o internacional grego, que neste momento recupera de uma lesão no ombro direito, sofrida ao serviço da seleção.
Além disso, 50 por cento dos direitos económicos do ponta-de-lança pertencem ao seu anterior clube, o Levadiakos. Quando foi transferido para o Panathinaikos, em 2020, Giannis Kompotis, presidente do clube e amigo de Giannis Alafouzos, líder do Pana, manteve 50 por cento do passe do jogador na sua posse. Face a esta “reserva”, o vencedor da Taça da Grécia terá de vender muito bem para ter um valor relevante em caixa, pois o total será dividido por dois.
Ioannidis tem contrato até 2027, mas os responsáveis do clube já manifestaram interesse na renovação do mesmo. Quem também não quer ver o avançado partir é o treinador Diego Alonso, que recentemente disse tratar-se de um “jogador-chave” para o Panathinaikos. “O que pode acontecer no mercado não posso contar agora, mas quero tê-lo comigo”, comentou o treinador quando questionado pelos jornalistas sobre o futuro do internacional grego.
Este dossiê está ainda em aberto, mas é certo que os leões gozam de alguma vantagem em relação à concorrência, mesmo não chegando ainda aos valores apresentados pelo Ipswich Town. Ioannidis tem o forte desejo de jogar na próxima edição da Liga dos Campeões e não poderá fazê-lo se aceitar o convite inglês, o mesmo acontecendo em relação ao Lille, na última época orientado pelo treinador português, Paulo Fonseca - entretanto já oficializado no AC Milan. Apenas o Sporting e o Girona poderão proporcionar-lhe esse prémio, sendo que os leões têm outra rodagem a nível europeu e outra dimensão como clube.