Triunfo em Milão seria o 17.º do treinador na Champions. Ninguém venceu mais vezes pelos dragões
Corpo do artigo
Entre Taça e Liga dos Campeões, foram 24 os treinadores que já orientaram o FC Porto na mais importante prova de clubes da Europa, sendo Sérgio Conceição um dos dois que mais vitórias somaram na competição em representação do emblema azul e branco.
O atual homem do leme conta 16 triunfos, tantos como Jesualdo Ferreira (entre 2006 e 2010), e está a um de estabelecer novo recorde. Ou seja, caso os dragões batam hoje o Milan, no mítico San Siro, Conceição passará a ser o técnico com mais vitórias pelo clube da Invicta na Champions.
E há outro dado que salta à vista: Sérgio Conceição pode alcançar a marca ao cabo de 32 jogos, menos dois do que Jesualdo.
O pódio deste "ranking" é fechado por Artur Jorge, com 12 triunfos divididos por duas etapas: a primeira, entre 1984 e 1987, culminou com a conquista da Taça dos Campeões Europeus, em Viena; a segunda, após um curto interregno, foi entre 1988 e 1991. De salientar que José Mourinho, o outro técnico campeão europeu pelo FC Porto - em 2003/04 -, logrou conduzir a equipa a "apenas" oito vitórias.
Conceição cumpre a quinta época no comando dos dragões e vai na quarta participação na Liga dos Campeões, uma vez que, em 2019/20, tombou na terceira pré-eliminatória, diante do Krasnodar, caindo para a Liga Europa. Por duas vezes atingiu os quartos de final, a última das quais em 2020/21, quando o Chelsea - viria a sagrar-se campeão europeu - deixou os portistas pelo caminho. O "pior" que fez foi ficar-se pelos oitavos de final, em 2017/18, quando os portistas foram eliminados pelo Liverpool.