Treinador abriu as portas da maior prova de clubes da UEFA a 17 atletas em 2020/21 e fixou um novo máximo este século. Em termos absolutos, só Jesualdo lançou mais
Corpo do artigo
Sérgio Conceição garante que não distribui prémios, mas já ofereceu a oportunidade a vários jogadores de se estrearem na Liga dos Campeões da fase de grupos em diante.
A fase de grupos foi o palco da maioria. Mas cinco fizeram-no nos oitavos
Ao todo foram 30, menos um do que Jesualdo Ferreira em termos absolutos, ainda que os 31 do "Professor" tenham sido divididos por quatro participações. Conceição fê-lo "apenas" em três, a maior parte dos quais na atual, que ainda não terminou (pelo menos terá mais dois jogos).
Seja como for, os 17 novatos que o treinador de 46 anos lançou na maior prova de clubes da UEFA em 2020/21 já constituem um novo máximo esta século, superando amplamente o anterior melhor registo, que remontava às temporadas de Otávio Machado e José Mourinho (2001/02 e 2002/03), ambos com 12 jogadores lançados.
Diogo Costa, Felipe Anderson e Toni Martínez foram os últimos a quem Conceição deu palco esta época na Liga dos Campeões, numa altura da prova em que o FC Porto já tinha a qualificação para os oitavos de final confirmada.
Dos óbvios Marega, Militão e Marchesín aos surpreendentes Diogo Dalot, Bruno Costa e André Pereira
A atitude do treinador nem sequer foi nova, uma vez que já o havia feito em 2018/19, com Diogo Leite, na deslocação dos dragões a Istambul, para defrontar o Galatasaray (Chidozie também entrou). Contudo, ao invés do que sucedeu nessa temporada, Sérgio começou a distribuir oportunidades bastante cedo.
E não nos referimos apenas aos óbvios Marchesín Manafá, Sarr, Zaidu, Uribe ou Luis Díaz, que são opções regulares. Nanu jogou com o Manchester City, logo no arranque, Fábio Vieira com o Olympiacos, logo a seguir, e tanto Loum como Romário, João Mário, Nakajima, Taremi e Evanilson somaram alguns minutos antes do jogo de anteontem, em Atenas. Só Cláudio Ramos, da atual lista de inscritos, não teve direito a uma chance na prova até ao momento.
Dos 30 que se estrearam na Champions pela mão de Conceição, cinco tiveram essa oportunidade já na fase a eliminar da competição. Gonçalo Paciência e Waris fizeram-no no Dragão, com o Liverpool, na primeira mão dos oitavos de final de 2017/18, e Diogo Dalot e Bruno Costa na segunda, em Anfield. Fernando Andrade jogou nos oitavos, mas da época 2019/20, disputados com a Roma.
ESTREANTES
2017/18 - 7
Marega
Sérgio Oliveira
José Sá
Waris
Bruno Costa
Diogo Dalot
Gonçalo Paciência
2018/19 - 6
Éder Militão
André Pereira
Bazoer
Diogo Leite
Chidozie
Fernando Andrade
2020/21 - 17
Marchesín
Sarr
Zaidu
Uribe
Fábio Vieira
Luis Díaz
Manafá
Nanu
Evanilson
Nakajima
Taremi
Romário Baró
João Mário
Loum
Diogo Costa
Toni Martínez
Felipe Anderson
13127701