Neste século, foram dez os jogadores que trocaram o Braga pelo Benfica. O último a ingressar nas águias foi Rafa, que implicou um gasto total de 16,4 milhões de euros, contratado em 2016.
Corpo do artigo
O Benfica está em vias de voltar a ser uma etapa na carreira de Ricardo Horta, extremo formado precisamente pelos encarnados, estando o negócio entre Braga e benfiquistas a ser ultimado, embora na perspetiva da SAD da Luz tudo esteja encaminhado para uma concretização e oficialização durante esta semana.
Os últimos detalhes da operação, que envolve a ida de Gil Dias em definitivo para os arsenalistas, estão ainda a ser discutidos e só deverão ser consumados no papel quando Rui Costa voltar da Dinamarca.
Em cima da mesa está o pagamento de um montante em torno dos 15 milhões de euros, com a inclusão, a título definitivo, do passe de Gil Dias para a cidade dos arcebispos, engrossando assim o investimento encarnado no emblema liderado por António Salvador.
Na prática, o Benfica já investiu no Braga 25,3 milhões de euros, referentes às contratações uma dezena de jogadores, tendo rafa sido o último, em 2016, e o mais caro (16,4 M€).Desde que foram lançadas as SAD, as águias até têm sido o grande menos "gastador" em jogadores dos bracarenses. A título de comparação, o FC Porto chegou já aos 46 milhões de euros - sobretudo após os 20 M€ investidos no último mês em David Carmo -, enquanto o Sporting anda lá perto, com 40,2 gastos. Este valor dos leões pode agora ser superado pelas águias, embora tenha de ser realçado que o Braga receberá o bolo completo, mas este terá de ser repartido com o Málaga, ex-clube de Ricardo Horta.
Entretanto, e para que as contas batam certo, o jogador de 27 anos continua a treinar-se em Braga, como aconteceu ontem, e as partes estão ainda a resolver alguns pormenores relativos ao negócio que tem tido a intermediação do superagente Jorge Mendes. A intenção dos responsáveis encarnados passa por contar o mais rapidamente possível com o internacional português, contando com a oficialização da transferência ainda esta semana. Porém, este último passo apenas deverá ser consumado depois do jogo desta terça-feira com o Midtjylland, na Dinamarca, até porque o presidente das águias, Rui Costa, viajou com a equipa e apenas regressará na quarta-feira.
15078947
15079605