Defesa-central do FC Porto deu uma entrevista à ESPN Brasil e conheceu-se a história do início difícil no Famalicão
Corpo do artigo
Otávio Ataíde continua a despertar interesse no Brasil depois de ter terminado a temporada a bom nível no FC Porto. O desempenho no Famalicão projetou o central para altos voos, mas seria difícil arriscar esse desfecho após a primeiríssima impressão no clube do Minho, onde chegou a meio da época de 2022/23.
Em entrevista ao programa Resenha, da ESPN Brasil, Otávio repassou algumas histórias, mas a mais interessante até foi contada por Thiago Muniz, amigo que o acompanhou na chegada a Portugal.
"Fez os exames médicos e correu tudo bem. Depois passou aos testes físicos, com preparador físico e fisiologista. Ninguém me contou, eu vi: foi um fiasco [risos]. Conversámos mais tarde no hotel, ele disse que tinha sido difícil, que nunca tinha feito aquilo. Pouco depois, recebo uma chamada de um diretor do Famalicão a dizer que o Otávio não tinha estado muito bem e que iam ter uma reunião no clube entre Direção, preparador físico e treinador para definir a situação dele. Comecei a pensar que o Otávio não ia assinar contrato. Não lhe contei nada disto, mas disse ao André [Villas-Boas, dirigente do Famalicão] que tinham de pôr o Otávio em campo para verem que ele era um jogador diferente", contou Muniz.
E aí, o resultado foi completamente diferente. "O Otávio foi para o relvado com o treinador, eu fiquei na bancada a ver o treino. O André estava no campo, olhou para mim e acenou positivamente com a cabeça. Tinha tomado a decisão certa", completou o amigo do futebolista de 22 anos.
Otávio, sorridente, teve algo a dizer em sua defesa.
"Estava parado há dois meses, não aguentei aquilo. Era tudo diferente do que se costuma fazer no Brasil, a pré-temporada é completamente diferente. Tem saltos e corrida a toda a hora. Mas eu tinha de mostrar que tinha chegado para jogar", explicou o brasileiro, que se foi habituando ao ritmo. "Nos treinos via todos a voar e diziam-me que tinha de correr", acrescentou.
Um ano depois, transferiu-se para o FC Porto.