Depois de ser decretado estado de calamidade pública em Ovar, o clube da terra quer oferecer a Taça de Aveiro à população.
Corpo do artigo
A cidade de Ovar depara-se com uma situação difícil devido à pandemia do novo coronavírus: na terça-feira, o Governo decretou estado de calamidade pública no município, face ao elevado número de casos confirmados de infetados com Covid-19 (mais de 30, de acordo com o presidente da Câmara Municipal, Salvador Malheiro).
A Ovarense, que chegou a disputar a II Liga durante várias temporadas - milita atualmente na divisão de elite da AF Aveiro -, vai fazendo frente ao problema com um plano de treinos caseiro, relata o treinador Tiago Leite, que fala da necessidade de "dar o exemplo" à população local.
"Temos muito prazer no que fazemos. Comunicamos diariamente. Os jogadores têm um plano em casa para se poderem manter em forma, caso as coisas se normalizem. O que mais nos afeta é não podermos estar juntos. Chegámos a ponderar fazer alguns grupos, de poucas pessoas, fazer corridas, treinos, Ovar tem muita natureza, tem a praia, tem a ria, chegámos a ponderar isso. Mas seguimos as indicações e achámos por bem não fazer nenhum ajuntamento. Quisemos ser um exemplo para a cidade", começa por referir o técnico da formação alvinegra a O JOGO.
"Fizemos um plano para os jogadores. O nosso preparador físico mete vídeos no nosso grupo de WhatsApp para podermos seguir alguns exercícios e planos de treino. Fazemos isto para manter a forma física e, acima de tudo, psicológica nesta fase complicada", prossegue Tiago Leite, que não esconde o desejo de ver as competições de futebol serem retomadas, de forma a poder dar um motivo de alegria aos adeptos:
"A nossa esperança é que tudo seja retomado, mas temos medo que não seja. O nosso objetivo era a permanência. Estamos a fazer algo histórico [segundo lugar da tabela classificativa]. A questão da subida para nós nem se coloca, chegámos este ano à elite de Aveiro. Em termos de campeonato estamos bem, queremos muito retomá-lo. E depois há a questão da Taça, está a ser muito duro lidar com isso. Estamos nas meias-finais e temos a ambição de vencer a prova no Municipal de Aveiro. Todo o grupo tem a ilusão de dar à Ovarense um troféu. Tínhamos a ambição de fazer algo diferente este ano. A nossa esperança é que a AFA consiga retomar. Tendo em conta o que está a acontecer em Ovar, é algo que pode trazer alegria renovada à cidade", remata.