A questão das comissões pagas as empresários foi um dos assuntos abordados por Pinto da Costa na entrevista desta quinta-feira à estação de televisão do clube.
Corpo do artigo
As comissões: "Um jogador que vem da formação chega com empresário. Qualquer dia haverá empresários à porta das maternidades. Qualquer miúdo tem um empresário. E esse empresário, quando o jogador vem da formação e acaba o contrato, assina novo contrato. O Rúben Neves é representado pelo Jorge Mendes, que no ano passado propôs-me a venda do jogador, mas como condição tinha de receber 10 por cento,. Não aceitava menos. Vindo da formação ou não, o empresário quer receber comissão."
Os empresários: "Tanto me faz pagar a este ou aquele empresário. Há empresários a quem pago e não conheço. Gosto de pagar e de pagar muito porque é sinal de que estou a contratar bons jogadores. Posso-lhe dizer que houve um empresário que em dois anos ganhou mais de 10 milhões em comissões e ninguém se queixou. E não me arrependo disso. Se tiver de vender e pagar 10% não me importo. Porque teria ganho 100 milhões. Em três anos foram 11 milhões e 300 mil euros. Nós pagamos entre 5 e 10%. Não conheço nenhum empresário que tenha os seus artistas, coloque os artistas e não receba comissão."
Transparência nos negócios: "Comissões? O FC Porto é vítima da transparência dos seus atos e das suas contas. Porque todos os negócios tem um intermediário, nós pagamos aos agentes. Mas isso é em todo o mundo. Passa-se com todos. O Corona e o Layún, por exemplo, são muito elogiados por terem vindo para o FC Porto. Mas devemos ter a noção que quando queremos um jogador e aparece um clube inglês que paga 10 vezes mais não temos hipóteses".