"Começámos a perceber que existem sinais claros de que o Boavista FC tem os dias contados"
Grupo de adeptos do Boavista cria novo clube chamado Panteras Negras FC
Corpo do artigo
O Panteras Negras FC foi hoje fundado por adeptos do Boavista que se opõe à atual direção e terá Nuno Fonseca, líder da claque, enquanto presidente, bem como outras figuras conhecidas do universo 'axadrezado' nos órgãos sociais.
No Porto, nas imediações do Estádio do Bessa, a sede da claque Panteras Negras, tomaram hoje posse os órgãos sociais e foi dado a conhecer o projeto desportivo deste conjunto recém-formado, que, segundo os fundadores, visa "servir o Boavista", não se apresentando como um clube concorrente.
"Começámos a perceber que existem sinais claros de que o Boavista FC tem os dias contados. Esta estratégia visa criar um projeto desportivo que amanhã possa servir o Boavista, não há qualquer tipo de interesse em desvinculação. Quando o clube tiver uma direção com capacidade para desenvolver o seu projeto desportivo, seja daqui uma época ou mais, temos aqui um caminho que possa servir para que o Boavista encontre um espaço e alcance a I Liga novamente", explicou Pedro Cortez, vice-presidente, à margem da tomada de posse.
Pedro Cortez havia sido mandatário da candidatura de Filipe Miranda à presidência da direção do histórico emblema do Bessa, nas eleições de janeiro último, com o antigo candidato, que perdeu a disputa para Rui Garrido Pereira, a assumir o cargo de diretor desportivo deste novo emblema.
O histórico dirigente boavisteiro Álvaro Braga Júnior, ex-presidente do clube (2008-2012) e da SAD (2008-2020), apresentou-se como presidente da Mesa da Assembleia Geral, destacando o papel que a claque Panteras Negras desempenhou no período em que assumiu os destinos do Boavista.
"Quando fui obrigado a ser presidente da direção e do conselho de administração da SAD, nenhum boavisteiro se chegou à frente porque era difícil. E foi aí que senti todo o apoio da claque Panteras Negras. Hoje não me sentiria bem se não estivesse aqui a apoiar. Há quem diga que este clube vai dar cabo do Boavista e muito brevemente todos vão perceber por que digo isto", prometeu Álvaro Braga Júnior.
O treinador escolhido para assumir o comando do plantel é Milton Ribeiro, de 43 anos, que conta com um extenso percurso nos campeonatos distritais do Porto e a subida do Canelas 2010 ao Campeonato de Portugal, em 2018/19, no currículo.
O Panteras Negras Footballers Club deverá atuar no último escalão da Associação de Futebol do Porto, o mesmo em que irá militar o Boavista clube, enquanto a SAD do Boavista terá uma equipa na principal divisão distrital.
Despromovido após fechar a edição 2024/25 da I Liga no 18.º e último lugar, com 24 pontos, o Boavista concluiu um trajeto de 11 épocas no escalão principal, sendo um dos cinco campeões nacionais da história.
O Boavista deveria disputar a II Liga na próxima temporada, mas falhou a inscrição nas competições organizadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e, mais tarde, também viu-lhe ser negado o licenciamento para participar na Liga 3, tutelada pela FPF.