
Miguel Angelo L G Pereira
Quim diz-se feliz com o regresso de José Peseiro, porque considera que o treinador esteve bem na sua primeira passagem pelo Braga e tem o perfil ideal para dar sequência ao trabalho de Paulo Fonseca
Corpo do artigo
Segundo jogador da história com mais jogos ao serviço do Braga (só Alan o supera), Quim está bem colocado para analisar o regresso de José Peseiro ao clube. O guarda-redes de 40 anos, atualmente a jogar no Aves, viveu a última experiência no Braga sob o comando de José Peseiro, numa época (2012/13) marcada pela conquista da Taça da Liga, e entende que António Salvador fez uma boa aposta.
Quim vê um fio condutor no critério de escolha dos bracarenses. "Não fiquei surpreendido com o regresso do José Peseiro, vendo o trabalho dele no Braga. Nunca trabalhei com o Paulo Fonseca, mas pelo que ouço e vejo é um treinador que privilegia o bom futebol, assim como o José Peseiro, e penso que a opção do Braga foi a de tentar dar continuidade a esse trabalho. Acho que vai ser parecido", projeta. "José Peseiro é um treinador que gosta de jogar bom futebol. Tive a oportunidade de integrar o plantel que foi orientado por ele no Braga e ele gosta que as equipas joguem bom futebol. O objetivo principal é ganhar, mas ele gosta de juntar os três pontos ao bom futebol, com base numa equipa unida. Com Paulo Fonseca, já tínhamos um Braga forte coletiva e individualmente, e penso que agora será um trabalho idêntico", reforça o guarda-redes.
Nos últimos meses que treinou o FC Porto, José Peseiro foi muitas vezes criticado pelas falhas defensivas da equipa e o consequente número de golos sofridos. Quim relativiza esse aspecto, sabendo que o seu antigo treinador é virado para a frente. "São situações que acontecem, chegar ao fim e vencer 3-2 não é igual a ganhar 3-0. Ele não quer sofrer golos, mas gosta de um futebol em que haja espetáculo e, às vezes, ao querer fazer-se grandes coisas em termos ofensivos a parte defensiva fica um pouco para trás. O importante é ganhar e penso que vai trabalhar nesse sentido. Vamos ver um Braga, como no ano passado, a sofrer poucos golos e a ganhar", confia o experiente guardião.
