Mexicano tem reduzida utilização, tarda em afirmar-se e encara o jogo com o Moreirense como possibilidade para convencer Artur Jorge. Dos seis reforços contratados pelo Braga, só Serdar Saatçi está atrás de Diego Lainez em utilização (o turco ainda não se estreou, de resto). Mexicano tem talento, mas continua com dificuldades para o expor.
Corpo do artigo
A contratação de Diego Lainez, por empréstimo do Bétis, gerou uma onda de entusiasmo nos adeptos do Braga, mas volvidos pouco mais do que três meses o extremo ainda não se fixou no onze de Artur Jorge. Aliás, dos seis reforços contratados para esta temporada, o internacional mexicano está no fundo da lista em termos de utilização, apenas batido pelo turco Serdar Saatçi, este ainda por estrear.
Neste contexto, Lainez olha para o duelo de amanhã com o Moreirense, para a Taça de Portugal, como uma janela de oportunidade para mostrar argumentos e tentar fazer da prova uma rampa de lançamento para o onze bracarense, isto quando se especula sobre a presença do jogador de 22 anos na lista final do México tendo em vista a participação no Mundial do Catar (na segunda-feira, o selecionador Tata Martino fechará a convocatória).
Utilizado em nove jogos, Diego Lainez soma apenas 257 minutos de competição e duas titularidades. Foi visto pela última vez em campo no jogo com o Malmo, tendo despertado a atenção com um remate à barra. No jogo seguinte, com o Casa Pia, voltou a não sair do banco, um cenário que repetiu em mais oito partidas esta época. Ou seja, nesta altura o extremo tem tantos jogos como presenças no banco sem utilização. No início da temporada foi feita uma projeção muito diferente. António Salvador anunciou a contratação de "um dos maiores talentos do futebol mundial" e admitiu que o namoro durou "dois meses".
Diego Lainez chegou ao Minho por empréstimo e uma cláusula de opção de compra por sete milhões de euros.
Cotação está em queda livre
Diego Lainez custou ao Bétis 14 milhões de euros, valor pago ao América, do México, em 2019, quando o extremo tinha apenas 18 anos. Esse foi o pico da cotação do internacional mexicano, agora avaliado em 2,5 milhões de euros. Desde 2019 que o valor de mercado do jogador tem vindo a descer, embora continue a ser apontado como uma das grandes promessas do futebol do seu país. Antes de fazer o negócio de empréstimo com o Braga, o Bétis renovou o contrato de Lainez por mais uma temporada, estendendo-o até junho de 2025.