Central do Sporting concedeu entrevista à rádio uruguaia Sport 890
Corpo do artigo
Isolamento: "Temos de respeitar a planificação da equipa técnica".
Ano especial na Copa América? Arranque da eliminatória? "Creio que neste momento o importante é a saúde, em Portugal perceberam. É algo sério, países europeus encerram as fronteiras. Espero que no Uruguai percebam a gravidade. As eliminatórias são longas, primeiro temos de estar bem. A verdade é que não sabemos se íamos começar bem, temos vários lesionados, como o Suárez. Hoje em dia o futebol está em segundo plano".
Família no Uruguai: "A minha família está bem no Uruguai. Digo-lhes para terem cuidado com as pessoas, a sair de casa. É uma altura complicada, mas está tudo bem".
Jogar dia a dia? Desde 2011 na Europa? Regularidade de jogos numa das equipas mais importantes de Portugal? "É difícil pensar no que já fizemos. Cheguei a Portugal para ter a regularidade que não tive em Inglaterra. Era o que procurava. É difícil deixar a família para trás, também vivemos o dia a dia, no meu caso, desde que cheguei ao Sporting que tenho jogado quase todos os jogos, isso era o que procurava, também estar numa das três melhores equipas de Portugal, tem como objetivos lutar pelas Taças e campeonato, motivam-me para estar competitivo".
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS
Renovar até 2023? Sair? Família em Lisboa? "Sim, tenho contrato até 2023 e uma opção de mais um ano cumprindo determinados objetivos. A família está bem desde que chegámos. Neste sentido, estamos muito contentes. Portugal é um bom país, muito similar ao Uruguai".
Ficar em Lisboa ou Montevideo? Seguir no Sporting pós carreira? Viver em Lisboa? "É um tema que tenho falado com a minha esposa, logicamente. Por hoje a família gosta de Lisboa. Tomaremos a decisão certa no futuro, em função da família, não descartamos viver em Portugal, mas o Uruguai emociona-nos muito".
Ser treinador? Outro desafio? "Não descarto ser treinador, no ano que vem vou começar a tirar um curso, depois veremos. Gostaria de ficar ligado ao futebol. Não sei se quando terminar não vou querer desfrutar mais do tempo com a família. Ser jogador é lindo, mas há muitos momentos que não se recuperam".
Que lugares recomenda em Portugal? Estoril? Cascais? "Em Portugal tem praias bonitas e lugares muito históricos, para os religiosos temos o santuário de Fátima; Estoril e Cascais são muito bonitos. É um país muito bonito. Somos parecidos em termos de país. O clima é muito bom".
Opinião sobre o Uruguai em Portugal? "As pessoas conhecem, porque também existem muitos brasileiros em Portugal. As pessoas adoram futebol e conhecem tudo. Têm boa impressão do Uruguai e jogaram contra nós no Campeonato do Mundo".
Colegas que estejam em outros países? "Estamos em contacto com os colegas de seleção. Percebemos o que se poderia passar. Cada um tem a sua realidade, queríamos perceber como se vive em cada país. Itália e Espanha são os que estão mais afetados".