Coates sobe ao patamar dos 300: "Dos três melhores centrais da história do Sporting"
Capitão atinge no próximo jogo (com o Paços de Ferreira) um registo que o cimenta ainda mais na história leonina. Com contrato até junho de 2024, o uruguaio, caso continue a jogar com a regularidade habitual, pode na próxima época vir a tornar-se no central com mais partidas na história dos verdes e brancos.
Corpo do artigo
O regresso do Sporting ao campeonato, na quinta-feira, frente ao Paços de Ferreira, constitui-se como data marcante para um dos futebolistas mais importantes na história recente dos leões: Sebastián Coates, que joga nesse dia o 300.º encontro oficial pelo clube, o que faz dele o quarto central mais utilizado de sempre pelos verdes e brancos.
Apenas José Carlos, Polga e Beto estiveram em mais partidas do que o uruguaio; o último dos três só tem mais 15 realizadas, pelo que Coates pode entrar no pódio ainda esta época. E na próxima, a última do seu atual contrato, pode vir a ser número um, assim jogue mais 54 encontros até lá. Se o conseguir, entra também no lote dos 10 mais utilizados de sempre, ranking em que é agora 20.º, a 11 jogos do 19.º, que é Travassos.
"É impossível não colocar Coates entre os três melhores centrais da história do Sporting. É um grande capitão, além de um ótimo profissional, com grande caráter, personalidade e estrutura. Sem ter que dar murros na mesa, passa uma mensagem de segurança, de liderança e de confiança. É cada vez mais importante ter um líder desta dimensão. Não se impõe à força, mas sim de forma natural, conseguindo que os demais o sigam", comentou sobre Coates outro histórico do clube, Luís Vidigal.
O antigo médio destaca, em relação ao uruguaio, "a capacidade de liderança, a inteligência e um sentido posicional muito apurados". Lembra ainda que, "ao fim de muitos anos num clube, pode haver uma necessidade de querer mudar". Mas Coates "percebeu que está em casa, sente-se bem e consegue passar mensagem de segurança" aos companheiros. "É importante ter uma figura desta dimensão no Sporting", assinala.