Coates falou da participação do Sporting na Liga Europa com ambição, recordando o bom desempenho anterior
Corpo do artigo
O Sporting inicia quinta-feira, na casa do Sturm Graz, a participação na Liga Europa, onde terá ainda por adversários a Atalanta e o Raków. Ao site da UEFA, e em entrevista também transmitida na Sporting TV, Coates deu conta das expectativas para a competição europeia, assumindo um discurso ambicioso.
"Temos um grupo com experiência e sabemos que todos os jogos vão ser difíceis, não importa o nome dos adversários. Temos de focar-nos, com a ambição de alcançar sempre mais, de ganhar todos os jogos, e vamos tentar chegar o mais longe possível", afirmou o central uruguaio.
Na temporada transata, depois de ficar em terceiro lugar no seu grupo da Liga dos Campeões, o Sporting foi jogar a Liga Europa e caiu nos quartos de final, diante da Juventus. Coates faz, de qualquer forma, um balanço positivo. "O trajeto foi bom para todos. Somar experiência nesses jogos contra rivais difíceis é importante. Defrontámos aquele que era, talvez, o Arsenal mais forte em muito tempo e conseguimos ultrapassá-lo. Para nós, foi muito positivo", começou por dizer, recordando depois a eliminatória perdida com a Vecchia Signora.
O defesa central admite que a equipa podia ter feito melhor em 2022/23 e acredita que os leões podem vencer qualquer adversário. Abordou ainda a responsabilidade que tem dentro do grupo.
"Contra a Juventus, ficámos com aquela sensação de que poderíamos ter alcançado outro resultado. Fizemos o suficiente, mas o mais importante, colocar a bola dentro da baliza, não conseguimos. Faltou-nos eficácia, e a Juventus conseguiu marcar de bola parada", lamentou. Contratado em janeiro de 2016, Coates admite que não pensava "chegar a capitão de um clube tão importante na Europa" e não esconde que "é um orgulho" que implica uma "responsabilidade perante colegas e adeptos".
Questionado sobre o ambiente que se vive no plantel, Coates diz: "Somos como irmãos. E temos de entrar em campo assim. O treinador focou-se muito em ter um grupo saudável, em que nos sintamos como uma família, independentemente da parte tática. Dentro de campo já sabemos muito bem o que temos de fazer e isso é importante para os jogadores."
Deixou ainda elogios aos adeptos. "Desde que cheguei, foi um trajeto fantástico. Muita gente a apoiar no nosso estádio, mas também quando jogamos fora. Desfrutamos disso. É bonito e também uma responsabilidade fazer esta gente feliz".
17046243
17046188