Tal como O JOGO noticiou na edição desta sexta-feira, os juniores Pedro Marques e Heriberto Tavares estão de saída - o primeiro assinou pelo Sporting e o segundo está a caminho do Benfica. O clube diz nada saber
Corpo do artigo
O Clube Futebol Os Belenenses emitiu um comunicado repudiando as notícias que hoje foram dadas à estampa, nomeadamente no jornal O JOGO. Segundo o departamento de futebol de formação, ninguém no clube foi contactado.
Eis o comunicado na íntegra:
"Estão a ser difundidas notícias que dão conta de que o nosso atleta de futebol da categoria júnior Pedro Marques assinou contrato com a Sporting, SAD e que o nosso atleta, também júnior, Heriberto Tavares terá assinado contrato com a Benfica, SAD.
O Clube de Futebol "Os Belenenses" desconhece em absoluto se estes factos correspondem, ou não, à verdade. Podemos, no entanto, garantir que nunca algum dirigente do CFB se sentou com algum desses dois clubes para negociar a cedência de qualquer um destes atletas, ou de outros, da nossa formação."
Ainda no seguimento da "guerra" entre as partes, mais uma alfinetada à SAD:
"Também podemos garantir que não recebemos qualquer compensação financeira, nem rubricamos quaisquer contratos relativos a estes atletas com esses ou outros clubes.
Mas sobre a relação entre o Clube e a SAD relativa ao futebol de formação gostaríamos de destacar um primeiro aspecto antes de explicarmos outros detalhes:
A UEFA distribui todos os anos ao futebol de formação do CFB uma verba que é canalizada através da Liga de Clubes.
Como o sócio da Liga de Clubes é a SAD e não o CFB, a Liga envia essa verba para a SAD que a deveria entregar ao CFB.
Desde a época 2011/12 que o actual Conselho de Administração da SAD recebe as importâncias correspondentes e cativa-as não as enviando para o CFB."
Os valores em causa são os seguintes:
2011/12 - 34.652,56 euro
2012/13 - 43.941,00 euro
2013/14 - 42.689,97 euro
2014/15 - 40.560,94 euro
2015/16 - falta apurar o valor
Total de 161.844,47 euro