Cláudio Ramos e o jogo com o Inter Miami de Messi: "Temos que respeitar, como eles a nós"
Guarda-redes do FC Porto fez a antevisão do duelo com o Inter Miami, na segunda jornada do Mundial de Clubes, à DAZN
Corpo do artigo
Jogo com o Inter Miami: "Estamos num Mundial de Clubes, não há nenhuma equipa aqui que não seja forte e competitiva. E não podemos esquecer que o Inter tem alguns jogadores com muito peso no futebol, que temos que respeitar da mesma forma que eles nos vão respeitar. Mas vamos trabalhar, vamos ter o nosso plano de jogo e, como é óbvio, em tudo que o FC Porto entra é para tentar ganhar. Apesar desta última época não ter sido de conquistas, este Mundial de Clubes é uma oportunidade para darmos uma resposta e o próximo jogo é para demonstrar aquilo que somos, demonstrar aquilo de que somos capazes, aquilo que queremos fazer no Mundial e vamos atacá-lo com tudo."
Dá muitas duras aos miúdos mais novos? "Não, dá para dar umas duras que eles também merecem. Acho que a sociedade em geral agora é uma sociedade da malta jovem, da irreverência e acho que o futebol também está a ir por esse caminho. A malta está a aparecer mais cedo. Vemos os casos do Mora e do Yamal. Uma malta com 16, 17 anos já está a jogar grandes competições e a ganhar grandes títulos e é importante que haja alguém mais velho. Nós também não sabemos o suporte familiar que cada pessoa tem e há muita gente que se calhar não o tem, mas é muito importante para eles também perceberem que, 'ok, calma, tu estás com 17 anos, estás num bom momento, estás a fazer grandes jogos, estás com toda a gente, o mundo do futebol atrás de ti, mas calma que isto de um momento para outro pode mudar'. E acho que é isso também um trabalho da malta mais velha e dos treinadores e da direção de fazer com eles, de realmente explicar-lhes e fazê-los perceber que, ok, tens calma, tens muita qualidade, tu és um grande jogador, mas ainda te falta um caminho muito longo pela frente, por isso vai com calma. Desfruta do momento, desfruta do que estás a fazer, da tua idade, de tudo, claro que não é mau quando tens alguns erros, ao longo do tempo temos alguns erros da malta por ser jovem, por ser irreverente e é o momento. É desfrutar do momento, aprender com os erros."
Mas é importante também puxá-los um bocadinho à terra? "Puxá-los um bocadinho à terra, para perceber que têm tudo pela frente, mas calma, ainda não o têm, têm de trabalhar e conquistá-lo. Isso é muito importante."
TODOS OS JOGOS DO FIFA MUNDIAL DE CLUBES SÃO GRÁTIS NA APP DA DAZN. SAIBA MAIS