Receção ao FC Porto significará momento marcante, pois será o jogo de despedida para, pelo menos, oito jogadores.
Corpo do artigo
Aproxima-se o fim da temporada, com apenas mais um jogo na Luz, perante o rival e principal candidato à conquista do título, o FC Porto.
Significa isto que este será também já um momento de despedida de vários jogadores do recinto encarnado, tendo em conta que o balanço negativo da época propicia a uma renovação quase completa do elenco que será colocado nas mãos do novo treinador, o alemão Roger Schmidt.
E a debandada até tem um número mínimo nas contas da SAD, dado que, segundo O JOGO apurou, estão desde já na porta da saída oito atletas, mas a saída pode conhecer contornos mais extensos.
Várias são as razões que sustentam o destino deste lote de futebolistas, mas a realidade demonstra que o jogo com o FC Porto será a última oportunidade para alguns deles alinharem de águia ao peito, embora a despedida definitiva apenas deva confirmar-se após a visita da última jornada da Liga Bwin a Paços de Ferreira. Desde final de contrato, a devoluções após empréstimos ou ainda a vendas mais ou menos valorizadas, estas são as condicionantes que resultarão num êxodo que esvaziará grande parte do plantel, mas que poderá atingir proporções mais extensas durante o próximo defeso.
Roger Schmidt já pediu reforços para o seu 4x3x3 ou similar 4x2x3x1, vários nomes estão a ser tratados pelos responsáveis benfiquistas, como são os casos do lateral-esquerdo Ristic, dos trincos Sangaré e Al Musrati, do médio-ofensivo Gotze e dos extremos Ricardo Horta e David Neres e o ponta de lança Petar Musa, uma lista que incluirá mais nomes e mais posições tal a remodelação prevista por Rui Costa e restantes elementos da estrutura do futebol. Para ocorrerem entradas vão ter de existir saídas e muitas.
A razia começa na baliza, onde Svilar seguirá para a Roma por se ter recusado a renovar, pelo que deixará a Luz a custo zero. Será seguido, segundo está planeado, pelo segundo guardião, Helton Leite, alvo de algumas propostas que estão a ser estudadas na SAD. Os dois jogadores que estão no plantel por empréstimo, o lateral-direito Lázaro e o extremo Radonjic, vão ser devolvidos à procedência, no caso Inter de Milão e Marselha, respetivamente. Olhando para o meio-campo, e apesar de ter sido muito utilizado, Taarabt estará no fim da linha e, mesmo tendo contrato por mais uma época, poderá, no limite, deixar o Benfica mediante acordo de rescisão caso não surja nenhuma oferta que agrade ao marroquino.
Grimaldo, Seferovic e um tal de... Darwin
Recuando no terreno, também o lateral-esquerdo Grimaldo está na porta da saída e desta feita não pelos muitos milhões que chegaram a ser-lhe apontados ao longo da carreira no Benfica. A um ano de terminar contrato e com um salário que os dirigentes encarnados entendem não poder subir mais, a venda é a única opção definida na Luz. Fala-se de Barcelona, mas o camisola 3 poderá seguir para outras paragens e sempre por valores que não chegarão sequer aos dois dígitos. Também Seferovic poderá render um encaixe reduzido, até pela época muito apagada que fez (prejudicado pelas lesões), mas permitirá poupança pelo elevado salário que aufere. Sobra... Darwin pelo motivo inverso de todos os outros. É o jogador mais valorizado e um dos mais cobiçados na Europa. Na Luz já se dá como certa a venda, até pelos contactos que têm sido registados, e por uma verba astronómica, esperada acima dos 80 milhões de euros.
Este montante não surgirá para outros jogadores, mas a SAD tem informações de que mais atletas poderão ser alvo de ofertas. Everton é um deles e o Benfica pede, pelo menos, 20 milhões. Gonçalo Ramos também está em alta e pode motivar abordagens. E ninguém é considerado intocável nesta fase.
Despedidas
Helton Leite
Passagem curta pela Luz
Ao fim da segunda época, está à beira do adeus, ele que já podia ter saído em janeiro. Chegou do Boavista em 2020/21 e fez apenas 32 jogos (somente seis esta época), somando 2836".
Svilar
Promessa sem espaço
Aposta para o futuro quando chegou, em 2017/18, vindo do Anderlecht, fez só 23 partidas (jogou mais nos bês) e sai em fim de contrato para a Roma, negando a renovação.
Lázaro
Atrás da concorrência
Internacional austríaco e com passagem pela Bundesliga e Premier League, não se afirmou na Luz, perdendo a corrida à direita e à esquerda. Foi titular em 12 dos 28 jogos.
Grimaldo
Um indiscutível à esquerda
A um ano de acabar contrato, sai por questões financeiras. Isto porque é dono e senhor da lateral esquerda. Tem 248 jogos (21217"), 19 golos e oito títulos (três campeonatos) na Luz.
Taarabt
Reabilitado por Bruno Lage
Luís Filipe Vieira chegou a anunciar que não mais vestiria a camisola do Benfica, mas Bruno Lage reabilitou-o. Conta com 127 jogos, apenas 79 como titular e dois golos.
Radonjic
Empréstimo sem brilho
Cedido pelo Marselha, é dos menos utilizados do plantel. Perdeu ainda mais espaço com a troca de Jesus por Veríssimo e tem apenas 11 jogos, três de início. Marcou um golo.
Seferovic
Lesões "secaram" os golos
Cumpre a sexta época na Luz, a pior em minutos e golos, fruto também de lesões. Por vezes criticado, respondeu com golos (tem 74 em 187 jogos) e foi o goleador da Liga em 2018/19.
Darwin
Explosão desperta interesse
Após os 14 golos em 2020/21, Darwin explodiu esta época e soma 34 (é o melhor marcador na Liga, com 26). Tem um total de 48 em 84 jogos e desperta forte cobiça na Europa.