Mudança de esquema beneficiou a dupla de avançados. Confira os números de todas as parcerias apresentadas por Conceição até ao momento
Corpo do artigo
Marega e Soares: é esta a dupla de avançados do FC Porto, a mesma que decidiu o clássico com o Sporting e que se tem revelado mais mortífera entre as diferentes combinações de avançados já colocadas em campo por Sérgio Conceição esta época.
Com os dois ao mesmo tempo em campo, o FC Porto fez doze golos, mais três do que a dupla formada pelo maliano e Zé Luís. Já tinham faturado juntos em Chaves. Rendimento do brasileiro disparou
Com o africano e o sul-americano juntos no ataque (e a contabilidade dos golos foi feita apenas quando os dois estavam ao mesmo tempo na equipa), o FC Porto festejou 12 vezes os seus golos. Os últimos dois jogos, o de Alvalade e o de Chaves, que fechou 2019, em que ambos faturaram (três golos de Soares e dois de Marega), foram decisivos para que esta dupla tenha já um peso maior do que a composta por Marega e Zé Luís, que arrancou a temporada. A parceria dos dois africanos rendeu nove golos até ao momento - ver na infografia no fim do texto.
A dupla formada por Marega e Soares marcou 12 golos nos oito jogos em que se apresentaram lado a lado esta época.
Além de formarem a combinação mais letal, Soares e Marega têm feito golos decisivos e que dão vitórias. O maliano já tinha garantido os três pontos ao FC Porto com o golo solitário que marcou em Vila do Conde. Isto além de ter posto os dragões no caminho na vitória em Alvalade, com o primeiro golo, depois de também ter marcado na Luz.
Quanto a Soares, já "deu" quatro vitórias esta época, a primeira contra o Young Boys (2-1), com dois golos, frente ao Feyenoord (3-2) assinou o terceiro golo e, em Chaves (4-2), bisou, contribuindo para o apuramento do FC Porto para a final-four da Taça da Liga. Isto antes de matar o clássico com o segundo golo. Desde que Conceição mudou a estrutura da equipa em campo - a partir do jogo com o Tondela -, com Nakajima a dez, esta dupla já marcou sete vezes (Marega dois golos e Soares cinco).
O clássico de domingo foi o terceiro em que Soares foi decisivo para o triunfo dos portistas. Em 2016/17 estreou-se pelo FC Porto com um bis aos leões (2-1) e na época seguinte fez o único golo num jogo da Taça de Portugal
Soares, acrescente-se, tem revelado particular tendência para ferir os leões. No jogo de estreia pelo FC Porto, bisou no triunfo por 2-1 (janeiro de 2017) e, na época seguinte, fez o único golo do clássico no Dragão, da primeira mão da meia-final da Taça de Portugal.