
Bednarek tem estado em foco no FC Porto
Lusa
Desde a introdução dos três pontos por vitória, todas as equipas que alcançaram uma vantagem de cinco ou mais pontos sagraram-se campeãs
O FC Porto aumentou para cinco os pontos de vantagem para o mais direto perseguidor, o Sporting. Não há campeões em dezembro, como lembrou Farioli, mas a posição dos dragões é cómoda: esta é a sétima maior vantagem de um líder para o segundo nas últimas 31 épocas. Mais, desde que a vitória passou a valer três pontos (1995/96), todas as equipas que cavaram uma vantagem de cinco, ou mais, pontos à 13.ª jornada, acabaram por chegar ao título.

Curiosidades
5.º empate
O Benfica somou o quinto empate na I Liga. É preciso recuar a 2008/09, sob a orientação do espanhol Quique Flores, para encontrar igual registo à 13.ª ronda. Os encarnados terminaram esse campeonato em terceiro.
20.ª expulsão
A expulsão de Prestianni (Benfica) foi a 20.ª num clássico da I Liga nas últimas seis épocas. Em 15 dos 33 jogos (45%), o árbitro puxou o cartão vermelho pelo menos uma vez.
2.º melhor arranque
O FC Porto faz o seu segundo melhor arranque da história na I Liga. Conquistou 95% dos pontos em disputa por comparação com a imaculada sequência de 13 vitórias na longínqua época de 1939/40.
10 golos
Clayton (Rio Ave) bisou e igualou Pavlidis na lista dos melhores marcadores, com 10 golos. É agora o 5.º artilheiro de sempre dos vilacondenses, na I Liga. João Tomás lidera, com 40.
