Guarda-redes cedido pelo FC Porto vai ser titular na Taça, diante do Lourosa. As boas exibições de Defendi têm adiado sucessivamente a primeira aparição do brasileiro
Corpo do artigo
Chegou a hora de Vaná. O guarda-redes, que foi emprestado pelo FC Porto ao Famalicão no último dia do mercado de verão, ainda não se estreou nesta temporada, mas vai fazê-lo no jogo de domingo (15h00) em Lourosa (Campeonato de Portugal), para a Taça de Portugal.
O brasileiro deixou os dragões com o intuito de ter uma utilização regular que não encontrava na Invicta, mas a boa forma do capitão Rafael Defendi tem tapado o caminho da baliza a Vaná.
A estreia dos minhotos, nesta temporada, na prova-rainha afigura-se, então, como a oportunidade ideal para o treinador João Pedro Sousa lançar Vaná, até porque o campeonato volta com uma deslocação ao Estádio do Dragão e, por consequência, Vaná não poderá ser utilizado por estar cedido.
De resto, o técnico aproveitou para ensaiar o guardião no jogo-treino realizado na sexta-feira passada diante do Rio Ave (4-4), já que Vaná figurou entre o onze inicial.
11411182
Curiosamente, o atleta não joga desde 25 de maio deste ano, dia da final da Taça de Portugal da época anterior, que o FC Porto perdeu, nas grandes penalidades, perante o Sporting depois de um 2-2 no final dos 120 minutos.
Vaná fez nove jogos em 2018/19, três para o campeonato, cinco para a Taça da Liga e um para a Taça de Portugal. Nesta temporada, o brasileiro ainda tinha sido convocado para o Krasnodar-FC Porto, da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, e para o Gil Vicente-FC Porto mas, depois, mudou-se para o "Vila Nova", onde já foi suplente não utilizado por três ocasiões, designadamente nos triunfos diante do Paços de Ferreira (4-2), Sporting (2-1) e, mais recentemente, Belenenses (3-1).