Uma fuga e um apanha-bolas virado ao contrário em cinco curiosidades sobre Ferreyra

Gleb Garanich/Reuters
Facundo Ferreyra tem tudo alinhavado para ser anunciado como reforço do Benfica para as próximas quatro temporadas. Alinhava no Shakhtar da Ucrânia e tem alguns episódios curiosos para contar.
"Desertou" com receio do conflito
Em julho de 2014, por ocasião do conflito entre Rússia e Ucrânia, devido à anexação da Crimeia, após um particular com o Lyon Ferreyra desertou com os colegas brasileiros da equipa. "Quando ia treinar, numa das portas a polícia de Donetsk pedia-me os documentos; noutra, uns encapuzados pró-russos também me exigiam documentação. Foram tempos complicados", explicou na altura.
Mal aproveitado pelo Newcastle
Pela insegurança vivida na Ucrânia em 2014/15 o avançado foi emprestado ao Newcastle. No entanto, não jogou pela principal formação, sendo despromovido à equipa de sub-23 dos magpies, que não exerceram a opção de compra de nove milhões de euros.
Derrotado por Portugal em sub-20
Ainda à procura da estreia pela seleção principal argentina, em 2011, Ferreyra alinhou no Mundial de sub-20 e caiu nos quartos de final, ante Portugal, no desempate por grandes penalidades (5-4). A seu lado estavam Battaglia, Alan Ruiz ou Iturbe, nomes bem conhecidos em Portugal.
Apanha-bolas foi virado ao contrário
Imprescindível para Paulo Fonseca, esta época na Liga dos Campeões ficou ligado a um incidente. Nos "oitavos", em Roma, na reta final do desafio onde os ucranianos seriam batidos por 1-0, perdeu a cabeça e empurrou um apanha-bolas que alegadamente estava a tardar em devolver a bola. O rapaz caiu e Ferreyra viu amarelo.
Lisandro López viu o primeiro hat trick
No plantel do Benfica, Ferreyra vai encontrar os compatriotas Salvio, Cervi e Lisandro López. Este último, aliás, é um conhecido contra quem viveu um dos seus grandes momentos: é que a 3 de novembro de 2012 o avançado fez o seu primeiro hat trick, num jogo do Vélez contra o Arsenal de Sarandí, onde o agora central do Benfica era titular.
