Martim Chelmik, Bernardo Lima, Mateus Mide, Duarte Cunha e Yoan Pereira treinam às ordens de João Brandão
Corpo do artigo
Sete semanas depois da última jornada da II Liga de 2024/25, o FC Porto regressa ao trabalho com a esperança renovada num época bem mais tranquila que a anterior, em que garantiu a permanência apenas na penúltima ronda da competição. João Brandão, que terá Castro como adjunto, ainda não deverá contar neste primeiro dia com os jogadores que foram chamados para participar no Mundial de Clubes – Gabriel Brás, André Oliveira e Ángel Alarcón –, mas, segundo informações recolhidas por O JOGO, terá no grupo os cinco campeões da Europa de sub-17 do clube.
Martim Chelmik (defesa), Bernardo Lima, Mateus Mide (médios), Duarte Cunha e Yoan Pereira (atacantes) terão a possibilidade de ascender mais um patamar na formação azul e branca, sendo que apenas o segundo já se pode gabar de ter atuado no segundo escalão do futebol profissional em Portugal. Lima foi lançado aos 85 minutos do encontro que os dragões realizaram com o Mafra (0-0), na 25.ª jornada, numa temporada em que também acumulou jogos pelos sub-19 e… sub-17.
O arranque dos trabalhos está marcado para as 10 horas e existe a expectativa de perceber se o até agora único reforço conhecido da equipa B já treinará. O médio Kotaro Nagata, de 20 anos, já tem tudo acertado para trocar a Oliveirense pelos azuis e brancos, embora a transferência ainda careça de oficialização. De saída, recorde-se, estão Jorge Meireles (já assinou pelo Estrela da Amadora), Abraham Marcus (também rumará à Reboleira envolvido no negócio de João Costa), David Vinhas e Rodrigo Fernandes.
Já dentro dos últimos cinco meses de empréstimo ao FC Porto B encontra-se João Moreira. Cedido pelo São Paulo até 31 de dezembro, o lateral-direito concedeu uma entrevista ao “Globo Esporte” durante as férias, manifestando-se satisfeito com a opção tomada na janela de transferências de janeiro deste ano. “Estou feliz, porque aqui tem dado certo. Estou a ter minutos, muitos minutos, com boas exibições e isso também é relevante. Essa foi a principal finalidade pela qual vim para cá. E tem sido muito bom”, afirmou o lateral-direito, por quem os azuis e brancos reservaram uma opção de compra no valor de dois milhões de euros por 50 por cento do passe.