Este quinteto também tem prémio e vai "subir" no FC Porto, mas podem seguir-se outros
Corpo do artigo
Na ressaca do título nacional, conquistado na quarta-feira, a equipa de sub-19 do FC Porto vai perder a maior parte dos titulares, que deixam de ter idade para continuar no escalão. O percurso natural é a subida à equipa B, que disputa a II Liga, ainda que nem todos vão subir de escalão.
Segundo o que O JOGO apurou, há pelo menos cinco elementos que vão ser "reforços" do plantel dos bês: Tiago Lopes (lateral-esquerdo), Mor Ndiaye (médio-defensivo), Vítor Ferreira (médio-ofensivo), Ángel Torres (extremo-direito) e Afonso Sousa (extremo-esquerdo). Destes, o trinco senegalês é o mais novo: tem 18 anos e ainda poderia fazer mais uma época nos juniores. Todos eles foram elementos fundamentais nas duas conquistas dos sub-19 portistas esta temporada, sob as ordens de Mário Silva.
Mas mais campeões nacionais podem seguir-lhes as pisadas. Basta recordar que Fábio Vieira, Fábio Silva e Tomás Esteves vão iniciar a pré-época às ordens de Sérgio Conceição, podendo depois ingressar na segunda equipa. Pela idade (16 anos), é expectável que Fábio Silva, o melhor marcador da equipa (33 golos em 39 jogos), possa "partilhar" equipas. Romário Baró também vai acompanhar este trio no estágio da equipa principal, mas esta época já fez 28 jogos na II Liga, tendo dado uma "ajuda" aos juniores - por ter idade para isso - na Youth League e na fase final do campeonato.
Há quatro que sobem à equipa principal, mas Tiago Lopes, Mor Ndiaye, Vítor Ferreira, Ángel Torres e Afonso Sousa também serão promovidos
Pedro Justiniano, que treinava diariamente nos bês mas jogou quase sempre nos sub-19, sobe de vez de escalão, ficando o também central Levi Faustino, de 17 anos, com esse papel na próxima época.
Os eleitos para o salto
Tiago Lopes
Posição: lateral-esquerdo
Jogos: 25 Golos: 0
Teve uma infância muito complicada e morou a partir dos 11 anos numa instituição que acolhe menores. Começou a jogar nas ruas e foi descoberto pelos olheiros portistas no Elvas, quando tinha 14 anos.
Mor Ndiaye
Posição: médio-defensivo
Jogos: 23 Golos: 1
Em abril renovou contrato até 2022, apenas três meses depois de se estrear pelos sub-19. Desde então, Mário Silva não mais abdicou dele. Forte fisicamente, assumiu o controlo do meio-campo defensivo. Ainda tem 18 anos.
Vítor Ferreira
Posição: médio-ofensivo
Jogos: 37 Golos: 4
O sexto mais utilizado na campanha triunfal. Joga em várias posições do meio-campo, mas é a 8 que se tem destacado. Está no FC Porto desde os 11 anos. Fez o 3-2 da "cambalhota" em Alcochete.
Ángel Torres
Posição: extremo-direito
Jogos: 42 Golos: 12
Foi o primeiro talento a emergir da Dragon Force de Bogotá e tornou-se "indispensável" nos juniores portistas: ninguém jogou mais do que ele. Ala que surge muito na área e que fez vários golos importantes
Afonso Sousa
Posição: extremo-esquerdo
Jogos: 40 Golos: 6
Tem o ADN do pai e do avô. Muito cobiçado em Inglaterra, renovou contrato no mês passado e é visto como uma das grandes promessas da formação. Tem grande capacidade de drible e um excelente cruzamento.