Cimeira de Presidentes: um clube ausente e Proença deve confirmar corrida à FPF
Atual presidente da Liga vai, ao que tudo indica, desfazer as dúvidas quanto a uma candidatura à presidência da Federação Portuguesa de Futebol
Corpo do artigo
Apenas o Paços de Ferreira não se fez representar na Cimeira de Presidentes agendada para a manhã desta quarta-feira, na nova sede da Liga, no Porto, e que terá como principal destaque, ao que tudo indica, a confirmação da parte de Pedro Proença de que é candidato à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
André Villas-Boas, Frederico Varandas e Rui Costa marcaram presença.
O ainda presidente da Liga, que cumpre o terceiro e último mandato, tem recebido várias manifestações de apoio para se candidatar às eleições da FPF, agendadas para fevereiro, nomeadamente dos 20 delegados dos clubes do futebol profissional com direito de voto, e da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF).
Na sexta-feira, na inauguração da nova sede, Pedro Proença assumiu a vontade de querer continuar ao serviço do futebol. “Obviamente, tenho uma responsabilidade perante o futebol português. Neste momento, não sou só o presidente da LPFP, mas também da Associação de Ligas Europeias. Há muitos desafios pela frente no futebol europeu e mundial, mas uma coisa é certa: estarei ao serviço do futebol. Isso é uma convicção clara que eu tenho, porque há quase quatro décadas que sou um homem do futebol. Quando os desafios me são colocados, não viro a cara. O futuro a Deus pertence e eu estarei sempre disponível para estes projetos”, disse.
Nuno Lobo, presidente da Associação de Futebol de Lisboa, é, para já, o único candidato anunciado a suceder a Fernando Gomes nas eleições para a presidência da FPF, marcadas para 14 de fevereiro de 2025.