Cimeira de Presidentes: Proença explica decisões para defender clubes nas provas europeias
Braga e Vitória de Guimarães passam a fazer parte da Comissão Permanente de Calendários.
Corpo do artigo
Braga e Vitória de Guimarães vão integrar a Comissão Permanente de Calendários, de forma a proporcionar condições iguais às de FC Porto e Sporting, todos inseridos na Liga Europa.
Esta foi uma das decisões tomadas na primeira cimeira da temporada 2019/2020, explicada pelo presidente da Liga, Pedro Proença, à comunicação social presente no Parque dos Poetas, em Oeiras, local onde também decorreu o sorteio da terceira fase da Taça da Liga.
"A Cimeira de Presidentes dos clubes decorreu com grande contribuição por parte dos clubes, a ordem de trabalhos contemplava dois temas: um primeiro que era a apresentação do plano estratégico para o ciclo 2019-2023 e o segundo ponto a reflexão da formação dos calendários, bem com os horários que pudessem defender as equipas portuguesas que estão presentes nas competições europeias. Sobre o primeiro, foi explicado os primeiros passos dos próximos quatro anos, como é que a Liga Portugal quer abordar o plano da internacionalização e rentabilização de maiores e mais receita para as sociedades desportivas", começou por dizer Pedro Proença.
"No segundo ponto, o plano da calendarização e dos horários, foram tomadas várias decisões. A primeira delas de caráter imediato, que é incluir na Comissão Permanente de Calendários os clubes que estão na fase de grupos da Liga Europa, Braga e V. Guimarães, e uma segunda medida que contempla, de forma excecional, que nos jogos, do ponto de vista da defesa dos interesses dos clubes de competições internacionais, possa não ser cumprido o prazo das 72 horas. Duas medidas que podem vir a defender os interesses dos clubes que participam em competições internacionais. Os clubes reconheceram que é preciso rapidamente alcançar a sexta posição do ranking da UEFA, de forma a que dentro de dois anos possamos ter mais equipas a disputar as competições europeias. Ficou para discussão na próxima cimeira de presidentes, com alterações regulamentares poder ressuscitar e predestinar aquilo que eram as variáveis do novo modelo de contemplação da calendarização. A próxima cimeira de presidente está aprazada para a primeira semana de fevereiro", explicou.
"Um esclarecimento, os clubes da comissão permanente da Liga são os que fazem parte da direção. O FC Porto e Sporting já faziam parte dessa comissão e estava vedada ao Braga e ao Vitória estarem nessa comissão permanente e, por isso, incluímos esses dois clubes enquanto estiverem na Liga Europa. Só a título excecional e por acordo dos clubes é que podia existir jogos à segunda-feira, mas o que foi contemplado foi um equilíbrio entre o descanso das equipas. Agora o V. Guimarães e o Braga poderão, porque fazem parte desta comissão, discutir essa argumentação. Foram assim criadas condições na defesa dos interesses dos clubes que estão na Liga Europa", concluiu o presidente da Liga.
11263251