Cimeira de Presidentes: FC Porto considera fundamental redução de clubes na I Liga
Líder portista foi das vozes mais ativas no encontro
Corpo do artigo
André Villas-Boas, presidente do FC Porto, foi uma das vozes mais ativas na Cimeira de Presidentes que decorreu esta tarde na sede da Liga de Clubes, centrando o seu discurso em dois temas fundamentais: a centralização dos direitos televisivos e os quadros competitivos.
Sobre o primeiro tema, o líder dos dragões dirigiu-se diretamente ao homólogo do Benfica, Rui Costa, para o questionar sobre qual é, afinal, a posição dos encarnados, que ainda esta semana ameaçaram abandonar qualquer negociação nesse sentido. A resposta que recebeu foi que o clube das águias ainda se vê como parte da solução e não do problema.
Quanto ao quadro de competições, Villas-Boas colocou-se ao lado de Reinaldo Teixeira, presidente da Liga, que defende uma redução, sugerindo duas alterações: o fim da Taça da Liga e, mais importante ainda, a redução do número de clubes participantes no principal escalão do campeonato nacional.
Em resumo, Villas-Boas disse achar difícil implementar qualquer modelo de centralização com criação de mais valias sem primeiro saber que direitos serão incluídos, que produtos serão vendidos, que reformas serão propostas e que modelo de quadros competitivos será adotado. O presidente portista perguntou mesmo aos representantes dos clubes presentes na cimeira quais estariam dispostos a conceber uma redução do número de equipas no campeonato.