José Gomes garante que o venezuelano não se deixa afetar pela longa ausência da titularidade, na iminência de voltar a esse estatuto mais de quatro meses depois
Corpo do artigo
Mais de quatro meses depois, Chucho Ramírez pode voltar à titularidade no Vitória de Guimarães, perante as dúvidas de Nélson Oliveira e Gustavo Silva, a recuperar de problemas físicos sofridos diante do Benfica. Ausente das escolhas iniciais e dos golos desde o jogo com o Gil Vicente, a 2 de dezembro, a contar para a 12.ª jornada da I Liga, o venezuelano espreita agora uma oportunidade de voltar a mostrar serviço.
“A serenidade e o foco com que ele trabalhava, na adaptação a uma realidade diferente, com mais intensidade e dificuldade tática, foi sempre um exemplo. Destacava-lhe a perseverança”, começou por recordar José Gomes, treinador que orientou o avançado no Marítimo quando o jogador se mudou para Portugal, em 2022/23.
A paixão pelo jogo e por querer mostrar serviço, anotou o técnico, levou Chucho Ramírez a grandes sacrifícios. “O primeiro filho estava para nascer e, naturalmente, todos os pais querem estar presentes. A opção foi aguentar. Cerrou os dentes e transformou o sofrimento pela ausência numa oportunidade. Ficou a trabalhar e a tentar conquistar alguns minutos no Marítimo. É o exemplo da determinação que tem”, contou o treinador do Al Fateh, da Arábia Saudita.
Chucho Ramírez começou bem a época, mas um problema físico antes do jogo com o Benfica, na Luz, afastou-o das opções. O regresso tem sido progressivo, mas o venezuelano não se deixa abater. “Lida muito bem com a pressão. Fica triste como qualquer jogador por não jogar, mas a tristeza não lhe tira nem energia, nem dedicação paras as tarefas, para evoluir enquanto profissional”, vincou José Gomes, convicto que Nélson Oliveira, “evoluído e inteligente”, vai ajudar o venezuelano a “ser mais forte”.De resto, José Gomes vê no Vitória um clube que “exige a mesma medida dos grandes”, num desafio para o qual Chucho está preparado. “As pessoas vivem os problemas do clube com intensidade, são muito apaixonadas e querem sempre o rendimento máximo. A resposta que o Chucho deu foi extraordinária. Mentalmente é muito forte, não é por ter estado afastado que se deixa ir abaixo. É lutador e, quando tem oportunidade, dá o máximo”, fechou.
Compras na loja valem ingresso
Cada sócio que comprar artigos nas lojas oficiais do Vitória de Guimarães terá direito a um bilhete para o desafio com o Rio Ave. Por cada 10 euros em compras, é oferecido um ingresso para o encontro da 31.ª jornada da I Liga, até ao limite de cinco entradas em aquisições no valor de 50 euros ou superior. A campanha estende-se até amanhã, dia do jogo com os vila-condenses que também terá transportes gratuitos para o estádio.