Pedro Mendes, antigo central leonino, que jogou seis temporadas no Montpellier, conhece bem o médio observado pelos verde e brancos e garante que seria uma boa opção para o miolo
Corpo do artigo
Joris Chotard está referenciado pelo Sporting e os leões tentam aliciar o atleta, de 21 anos, oferecendo-lhe um papel de destaque na equipa, como substituto, a médio prazo, para a posição de Ugarte, entretanto transferido para o PSG. Pedro Mendes, antigo jogador do Sporting e colega de Chotard no Montpellier, traçou em declarações a O JOGO o perfil do médio.
"Corta muitas linhas de passe, é tecnicamente evoluído e tenho a certeza que o Montpellier não o deixará sair ao desbarato", disse o central. "Aos 18 anos, foi chamado à primeira equipa", atirou.
"Na minha ótica, trata-se de um jogador que está entre o Ugarte e o Palhinha. Corta muitas linhas de passe, tecnicamente é muito evoluído, embora não tenha aquela saída de rompante de Ugarte. Gosto muito de o ver jogar e não é por ter sido meu colega de equipa, é mesmo pelo valor que tem. Não foi chamado para os sub-21 por acaso. Na equipa do Montpellier também fez uma série de jogos. Quando chegou à nossa equipa, aos 18 anos, diferenciou-se logo dos restantes jovens, percebia-se que tinha algo de diferente", explicou Mendes, confirmando que este jogador seria uma "boa aposta" para o Sporting, mas que é certo que não deixará o clube francês ao "desbarato". "É destro, tem uma boa saída de bola, uma boa visão de jogo e sentido posicional. É mais de interceções e não tanto do confronto físico como o Palhinha. Acho que pegava bem no Sporting", afirmou.
"Tem uma boa estrutura, nunca descambou, nunca revirou balneário"
Também a nível psicológico, Mendes garante que o ex-colega está em condições de avançar para um grande clube. "Tem uma boa estrutura, nunca descambou, nunca revirou o balneário. É muito focado, trabalhador e mesmo quando as coisas não lhe correram bem não baixou os braços. Apesar de ser um jovem já tem um grande estatuto. Ficarei muito surpreendido se for barato para o Sporting", finalizou.
16734357
França tem sido um dos mercados mais observados pelos leões e o internacional sub-21 pretende rumar a outras paragens depois de três épocas como indiscutível no Montpellier. Na última renovação, o contrato fixou-se apenas até 2025 e a melhoria salarial não correspondeu aos anseios do atleta, daí também ter optado pela mudança de empresário recentemente. A auferir perto de 100 mil euros anuais, o Sporting promete pelo menos multiplicar por cinco esse valor para garantir um jogador, que, sabe O JOGO, terá pretendentes na Ligue 1 e na Alemanha.
16734457