Rafa já teve minutos com o Casa Pia e pode estar em pleno para Braga, assim como Gonçalo Ramos. Outros dois terão de sair da equipa.
Corpo do artigo
Em relação à equipa inicial do Benfica que defrontou o Casa Pia, David Neres e Chiquinho são os dois nomes com maiores probabilidades de saírem do onze em face dos regressos de Gonçalo Ramos e de Rafa, após lesão.
Em bom momento de forma, João Mário detém nesta altura um estatuto praticamente intocável no onze, assim como o norueguês Aursnes, ainda que possa ter que mudar de posição no campo.
Este último já entrou na parte final do último encontro frente ao Casa Pia (3-0) e é crível que possa alinhar de início frente ao Braga, para a Taça de Portugal, na quinta-feira. O mesmo acontece com Gonçalo Ramos, embora, como salienta João Tralhão a O JOGO, o encontro seguinte com o Club Brugge (para a Liga dos Campeões) possa influenciar Roger Schmidt na hora das decisões.
A deslocação a Braga tem lugar esta quinta-feira, para a Taça de Portugal, seguindo-se a ida a Bruges para o compromisso a contar para a Liga dos Campeões, já no dia 15 (quarta-feira)
"Creio que Schmidt vai fazer uma gestão equilibrada do plantel, em função do calendário, que inclui jogos de grau de dificuldade elevado", afirmou o ex-treinador de várias equipas de formação das águias. "Do último onze, Aursnes, João Mário, Gonçalo Guedes e Florentino creio que vão jogar com o Braga. Depois, entre Rafa, Gonçalo Ramos, Neres e Chiquinho, há dois que ficam de fora, mas não consigo ter opinião definida. Só vendo os treinos. Não dou palpites porque dão sempre errado", acrescentou Tralhão.
Meio-campo: Aursnes pode baixar para a posição onde tem alinhado Chiquinho
Opinião mais assertiva tem Luís Filipe, que jogou nas águias entre 2007 e 2011 e, em relação a este caso, acredita que Neres e Chiquinho têm mesmo o lugar em sério risco já para Braga. "Creio que o Florentino e o Aursnes vão jogar no meio. Na frente podem jogar o Rafa e o Gonçalo Ramos se estiverem já com índices físicos que lhes permitam jogar os 90 minutos. Numa das alas o João Mário deve estar no onze e, na outra, ou joga o Neres ou o Guedes", começa por afirmar, chegando, no entanto, rapidamente a uma conclusão que dissipou a dúvida: "Entre um e outro, o Guedes é defensivamente mais capaz, mas perde um pouco em relação à fantasia que o Neres acrescenta. São jogadores com características diferentes, apesar de ambos terem muita agressividade e profundidade no ataque. O Guedes, sendo mais agressivo defensivamente, e como este jogo é fora de casa e a eliminar, pode ser a opção, apesar de depender do momento, de como treinaram, de uma série de fatores que podem influenciar a escolha do treinador."
Frente: Guedes pode ser desviado de novo para a ala, com o regresso de Ramos
João Coimbra, outro antigo jogador encarnado, também não diverge desta opinião. "Talvez o Chiquinho seja um dos que sai. Apesar de estar a jogar bem, penso que pode baixar o Aursnes para aquela posição", começa por afirmar o agora adjunto de Bruno Pinheiro na seleção de sub-23 do Catar. "Entre os outros, talvez saia o Neres, mas não é fácil, porque estão todos em boa forma e, mesmo sem Rafa e Guedes, o Benfica tem conseguido bons resultados e boas exibições", acrescentou Coimbra.
15791902
"Luvas pretas" destaca a subida gradual de forma da equipa
João Alves, um dos símbolos vivos do Benfica, não quis avançar palpites quanto ao onze inicial para Braga, mas destacou que, depois das águias terem sido derrotadas na Cidade dos Arcebispos por 3-0, a subida de forma tem sido notória.
"O Benfica já teve outros jogos depois dessa derrota com o Braga e creio que mostrou frente ao Casa Pia que está a readquirir as dinâmicas anteriores. Tem vindo a subir gradualmente e fez um excelente jogo contra o Casa Pia", disse o "luvas pretas" a O JOGO. Já quanto ao onze, preferiu não se aventurar: "Sou treinador e é preciso trabalho diário com os jogadores para poder dar uma opinião sustentada."
15792078