Clube francês lançou a rede e ultrapassou o Trabzonspor, alcançando acordo com o central. Negócio de oito milhões
Corpo do artigo
Uma grande época bastou, acompanhada de um perfil de jogo amplamente elogiado no Europeu de Sub-21, ao serviço de Portugal, para o Arouca ver premiado o seu investimento em Chico Lamba, que chegou ao clube após extensa formação no Sporting. O defesa-central, de 22 anos, rubricou 28 jogos pelos arouquenses, assinalando ótimos desempenhos que valeram lugar numa bela montra internacional como titular, conseguindo, agora, atingir o futebol francês, prestes a ser oficializado como reforço do Saint-Étienne, histórico clube gaulês que voltou a cair na segunda divisão.
Inicialmente pretendido pelo Trabzonspor, da Turquia, as notícias que chegam de França falam já de exames médicos ultrapassados com sucesso por Chico Lamba, pelo que o anúncio da transferência está iminente, rendendo esta operação a maquia de oito milhões de euros, que serão repartidos entre Arouca e Sporting, tendo o clube de Alvalade mantido metade do passe à sua guarda.
O central, que terminava contrato em 2027, foi um esteio dos arouquenses em 24/25, impondo a sua marca de titular em 25 jogos, condição de indiscutível que replicou nas escolhas de Rui Jorge, totalista de minutos nos quatro jogos do Europeu Sub-21.
Com a mudança de Chico Lamba para França, a Direção do Arouca e Vasco Seabra devem olhar ao mercado para requalificar o plantel com mais um defesa-central, que lute pela titularidade no eixo com Fontán, Popovic e Matías Rocha. Com bolsos mais cheios, provando-se uma gestão mais abastada que já vem da época transata, feitas as vendas de Cristo e Mujica por seis e dez milhões de euros, respetivamente, o Arouca segue num padrão de reforço de posição no mercado internacional, angariando fantásticas verbas e receitas com valorizações extraordinárias a velocidade supersónica.