A expulsão de Ygor Nogueira (Chaves), aos 17’, foi a terceira mais rápida da I Liga, esta época. O recorde é de Matias Rocha (Arouca), quando estavam decorridos apenas sete minutos de jogo
Corpo do artigo
Menos de um terço das expulsões na I Liga aconteceram na primeira parte. O rácio em relação à segunda é de 27% (15)/73% (41), mas há equipas que contrariam a tendência, como o Chaves. A expulsão de Ygor Nogueira, aos 17’, é a terceira mais precoce, sendo a segunda a do colega de equipa Langa (14’). De resto, todas as equipas com um jogador expulso ainda antes da meia hora de jogo nunca ganharam nesta época. Foi o caso do Arouca, do já citado Chaves, Farense, V. Guimarães, FC Porto e Estrela da Amadora.
Sem surpresa, o ritmo das cartolinas vermelhas aumenta com o andamento do cronómetro, mas há um dado curioso pouco escondido no tempo de compensação. As 11 expulsões depois do minuto 90 – o suficiente para formar uma equipa – quase que igualam as 12 entre o minuto 76 e os 90.
Curiosidades
51 em profundidade
Di María (Benfica) é o jogador da prova com mais receções de passes em profundidade (51). O 2.º mais solicitado é o colega de equipa Rafa (46). Guitane (Estoril) fecha o pódio (44).
52 faltas sofridas
Pepê (FC Porto) é o jogador da Liga com mais faltas sofridas, a par de Youssouf (Famalicão). Os dois sofreram 52 faltas, mais duas do que o 3.º do ranking, Gyokeres (Sporting).
1.º nos duelos
O Sporting (mesmo com um jogo a menos) é a equipa do campeonato com mais duelos defensivos (1133). O resto do ranking está assim ordenado: 2.º FC Porto, 1204; 3.º Chaves, 1244.
900.º cartão amarelo
O 900.º cartão amarelo da Liga, nesta época, chegou pela mão do árbitro João Pinheiro (AF Braga) para o cadastro do médio ganês Lawrence Ofori, do Moreirense (derrota em Braga, por 1-0).
9.º empate
Com o empate no Dragão, o Rio Ave (treinado por Luís Freire, na foto) cimentou a liderança no ranking de empates, com nove. Em todas as 29 participações dos vila-condenses na Liga só por uma vez somaram mais à 20.ª ronda: dez em 2004/05.