Benfica e Fenerbahçe defrontam-se no play-off. Nunca um treinador português das águias derrotou o Special One
Corpo do artigo
Bruno Lage tem uma tarefa duríssima pela frente no próximo confronto europeu: ser o primeiro treinador português do Benfica a derrotar José Mourinho. É verdade. O Special One volta a cruzar-se com os encarnados, agora, no play-off de acesso à fase de Liga da Champions e o histórico é favorável ao treinador do Fenerbahçe. Nos nove jogos em que defrontou a equipa da Luz, Mourinho ganhou seis, empatou dois e perdeu um. Ora, a única derrota de Mou diante do Benfica verificou-se em 2003/04 quando ainda orientava o FC Porto. Os azuis e brancos perderam na final da Taça de Portugal (2-1), no prolongamento, numa época em que José António Camacho, técnico espanhol, orientava a equipa da Luz.
Curiosamente, depois de ter perdido a Taça de Portugal, o FC Porto conquistou a segunda Liga dos Campeões da sua história, vencendo os franceses do Mónaco na final. De resto, a nível europeu, apenas por uma vez José Mourinho se cruzou com o Benfica. Então no comando técnico do Manchester United, o treinador levou a sua equipa ao triunfo nos dois jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões em 2017/18. Na Luz, os red devils venceram por 1-0 e, em Old Trafford, despacharam os lisboetas por 2-0. Quem não se esquece tão cedo destes jogos é Svilar. O guardião sérvio comprometeu os objetivos da equipa, com erros durante os desafios. Antes, nos confrontos a nível interno, foram quatro triunfos na Liga e a referida derrota na Taça de Portugal, além de dois empates.
Para chegar aos play-off, o Benfica mediu argumentos com o Nice, tendo ganho as duas partidas diante dos franceses. O Fenerbahçe teve de superar o Feyenoord. Depois de uma derrota por 2-1 nos Países Baixos, a equipa de José Mourinho venceu em Istambul por 5-2.No dia 20, o Benfica joga na Turquia e a decisão será a 27 no Estádio da Luz. Bruno Lage e José Mourinho defrontam-se pela primeira vez a nível oficial.