Casillas foi caso paradigmático no FC Porto, mas não teve acompanhamento. Na Luz, Capdevila chegou como campeão do mundo e continuou na lista, mas em 2011 mais nenhum colega o ladeou
Corpo do artigo
Pedro Porro e Pablo Sarabia foram convocados por Luis Enrique para a fase final da Liga das Nações, que se joga de 6 a 10 de outubro e que será disputada por Itália, adversário da Roja na meia-final, e também Bélgica e França.
Luis Enrique chama Porro e Sarabia e pela primeira vez um clube português tem dois atletas em simultâneo em Espanha
Pela primeira vez um clube português terá dois atletas a marcar presença numa convocatória para uma fase final ao serviço da Espanha e a chamada dupla é de tal forma representativa que nunca um emblema luso conseguiu ter, ou em simultâneo, ou sequer na mesma temporada desportiva, dois espanhóis convocados para os AA.
O JOGO recuou na história para confirmar este facto e, certamente, importante nos livros de registos do Sporting, que nunca tinha tido outros ativos a valorizarem ao ponto de serem chamados à equipa A espanhola. Nos últimos 25 anos, o FC Porto tivera Casillas na Roja e o Benfica, que contratou, em 2010, o campeão do mundo Capdevila, teve o lateral-esquerdo chamado à seleção em 2011. No ano seguinte foi a vez de Javi García. Nolito e Rodrigo Moreno também seriam convocados nos anos seguintes, mas já depois de abandonarem a Luz, um pouco como aconteceu com Tello ou Campaña, por exemplo. Assim, o Sporting pode congratular-se com esta visibilidade do duo, numa convocatória que não é surpresa.
Sarabia, outrora campeão da Europa de sub-19 e sub-21 pela Roja, já somou cinco jogos pelo Sporting, recuperou ritmo competitivo e dá confiança a Luis Enrique até porque tem feito parte da qualificação para o Mundial, somando um golo em três jogos, já depois de ter feito cinco encontros no último Europeu, no qual concretizou dois tentos. "É sempre um orgulho poder representar o meu país", escreveu Sarabia nas redes sociais.
Pedro Porro reconquistou a titularidade nos leões, foi decisivo nas vitórias no Estoril e com o Marítimo e está em grande forma: o ano passado estava entre os Jogos Olímpicos e a chamada ao Europeu com Luis Enrique, mas uma lesão muscular na coxa afastou essa possibilidade. Tem uma internacionalização pelos AA espanhóis, em março de 2021, e o seu passe promete valorizar, o que leva, certamente, a que o Sporting queira acionar rapidamente a opção de compra do cedido pelo Manchester City.
"Estou feliz e orgulhoso por voltar. Obrigado a todos os que me ajudaram a superar os maus momentos", agradeceu Porro, um dos jogadores que mais valorizaram às ordens de Rúben Amorim. Com o técnico, Gonçalo Inácio foi chamado às Quinas - acabou por se lesionar e não se estreou -, Matheus Nunes foi chamado pelo Brasil, declarou o interesse por Portugal e é agora chamado por Fernando Santos. João Palhinha, Nuno Mendes e Pedro Gonçalves foram ao último Europeu, Ugarte foi convocado no Uruguai.