Esclarecimento feito por fonte oficial
Corpo do artigo
A Concorrência esclareceu esta segunda-feira à Lusa que recebeu da Liga Portuguesa de Futebol Profissional um draft do modelo de centralização dos direitos audiovisuais, o qual será analisado tendo por base os princípios vertidos na sua recomendação.
A Autoridade da Concorrência (AdC) "recebeu da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), no passado dia 30.07.2025, um draft do modelo de centralização dos direitos audiovisuais do futebol profissional, e não ainda a proposta formal prevista no artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 22-B/2021 de 22 de março", esclareceu fonte oficial contactada pela Lusa.
Neste momento, "a AdC irá proceder à análise do documento tendo por base os princípios vertidos na recomendação da AdC, de 2018, ao Governo, no sentido de promover a concorrência nos mercados de comercialização, exploração e distribuição destes direitos", acrescenta.
"A análise pela AdC do draft de modelo centralizado de comercialização dos direitos agora apresentado pela Liga visará contribuir para um bom desenho do modelo final, numa perspetiva de promoção da concorrência nos diversos mercados, ao longo da cadeia de valor", adianta.
De acordo com o Correio da Manhã (CM), a Liga abre a porta à Sport TV nos direitos televisivos. Segundo o jornal, nas regras que propôs, a Liga aceita "entidades participadas por operadores concorrentes", depois de a AdC ter alertado para o risco que a decisão pode comportar.