Participação do FC Porto sobre "falsos positivos" do Sporting: CD abre inquérito
Dragões avançaram com participação contra o Sporting por conta da polémica dos casos de Nuno Mendes e Sporar, na Taça da Liga.
Corpo do artigo
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) abriu um processo de inquérito ao Sporting na sequência de uma participação disciplinar feita pelo FC Porto por conta da polémica em redor do caso dos "falsos positivos" dos leões, Nuno Mendes e Sporar, antes da final four da Taça da Liga.
Os dois jogadores tinham testado positivo à covid-19, mas foram convocados para o duelo das meias-finais da Taça da Liga. João Pedro Araújo, diretor do departamento clínico leonino, atualizou, na véspera do duelo com o FC Porto, o quadro clínico da dupla de futebolistas, e explicou que a mesma obteve "dois falsos positivos".
Nuno Mendes e Sporar acabariam por não receber autorização da DGS para jogarem contra o FC Porto, mas terão sido incluídos na comitiva. Por esse motivo, o processo de inquérito pretende apurar "a alegada violação de dever de isolamento relativo à doença covid-19, por parte de jogadores, na sequência de participação disciplinar apresentada por sociedade desportiva", no caso a SAD do FC Porto.
A DGS, após um esclarecimento prestado pelo laboratório Unilabs, deu aval à participação dos dois atletas na final com o Braga, que o Sporting venceu por 1-0.