Tondela é a equipa contra a qual o guarda-redes soma mais jogos em branco na I Liga. Aos 37 anos, continua a provar que é crucial para o sucesso defensivo dos dragões. Contrato prevê opção de ficar até 2020
Corpo do artigo
E vão 50 jogos de Casillas sem sofrer golos no campeonato. O número redondo foi alcançado no sábado, na receção ao Braga, uma das equipas que mais contribuíram para o registo que o espanhol apresenta em três épocas e meia em Portugal. Esta é, por enquanto, a temporada mais produtiva em termos percentuais, uma vez que o guarda-redes do FC Porto foi capaz de fechar a baliza aos adversários na I Liga em sete das dez jornadas disputadas. Belenenses, V. Guimarães e Benfica foram, cronologicamente, os únicos que lhe marcaram em 2018/19, mas também fazem parte da lista de "vítimas" de Iker.
O histórico de jogos sem encaixar golos de Casillas no campeonato começou logo na estreia, frente ao V. Guimarães. Contudo, essa época (2015/16) é aquela em que, por agora, o guarda-redes apresenta o pior registo em termos percentuais. Iker sofreu em mais de metade das jornadas em que participou, muito por culpa da instabilidade vivida pelo FC Porto, que viu três treinadores passarem pelo banco de suplentes: Julen Lopetegui (oito encontros a zero), Rui Barros (um) e José Peseiro (quatro). Em todas as outras temporadas somou mais jornadas "em branco" do que a sofrer.
O Tondela foi a equipa que mais contribuiu para os 50 jogos de Iker sem sofrer. A equipa beirã foi incapaz de marcar ao "Santo" em cinco encontros, um dos quais já nesta temporada. O Braga, que ficou ligado à obtenção deste número redondo, o V. Setúbal e o Boavista surgem logo a seguir, com quatro partidas "a seco". Benfica e Sporting não chegaram a tanto, mas também contribuem para a estatística: as águias ficaram a zero por duas vezes e o Sporting por uma. Só mesmo o Portimonense e o Santa Clara não constam da coleção do portista. Mas os açorianos nunca o defrontaram (a primeira vez será a 16 de dezembro).
Espanhol tapou a baliza ao Braga pela quarta vez em três épocas e meia em Portugal e atingiu um número redondo de azul e branco
Apesar de o cartão de cidadão indicar que já se encontra no lado errado dos 30, Casillas continua em alta. Foi por isso que o FC Porto lhe renovou o contrato. E se continuar assim, até é provável que a opção para prolongar o vínculo até 2020 seja acionada.
CURIOSIDADES
Registo total chega aos 62 jogos a zero
Além da meia centena de jogos sem sofrer golos na I Liga, Casillas acrescenta mais 12 nas restantes competições que disputou com o FC Porto: oito na Liga dos Campeões (um no play-off), dois na Taça de Portugal e outros dois na Taça da Liga.
Balizas do Dragão são as mais fechadas
Foi no Dragão que Casillas somou mais encontros na I Liga sem sofrer golos. Mas a diferença dos números registados como visitado e visitante não é assim tão díspar. O espanhol não encaixou golos em 29 jogos na primeira condição e 21 na segunda.
Saiu "a seco" da Luz e de Alvalade na mesma época
Casillas teve altos e baixos na última época, com a passagem pelo banco de suplentes durante algum tempo como o ponto mais baixo, mas foi inesquecível a vários níveis. Além de ter sido campeão, o espanhol ainda saiu da Luz e de Alvalade sem sofrer golos. E com boas exibições para contar.
Na carreira soma 326 jogos sem sofrer
Aos 62 jogos sem sofrer golos de azul e branco, o "Santo" contabiliza ainda mais 264 pelo Real Madrid, 52 dos quais na fase de grupos da Liga dos Campeões. Aliás, com o guarda-redes é o recordista da prova neste capítulo, à frente do amigo Gianluigi Buffon.